Prêmio von Martius é entregue aos vencedores

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), a entrega do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013, durante a abertura do Congresso Ecogerma, no Club Transatlântico, em São Paulo.

O prêmio, criado em 2000 pelo Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, contempla trabalhos de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Refletindo sobre as 12 edições já realizadas, Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, observa que, “partindo do pressuposto de que o von Martius espelha aquilo que está se fazendo na sociedade em termos de projetos socioambientais, eu diria que hoje esses projetos já deixaram de ser feitos apenas para cumprir uma norma ou para resolver problemas pontuais. Eles estão mais aprofundados, preocupam-se em capacitar as pessoas, buscam resultados também de médio e longo prazos”.

Neste ano, foram 100 projetos inscritos, 38 na categoria Humanidade, 38 na categoria Tecnologia e 24 na categoria Natureza.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores, por categoria:

Humanidade

1º lugar: “Programa Benchmarking Brasil”, da Mais Serviços e Consultoria Empresarial Eireli (Mais Projetos)

Em 10 edições já realizadas, o Benchmarking Brasil se consolidou como uma das mais respeitadas iniciativas de difusão e incentivo à adoção de boas práticas de sustentabilidade. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, a iniciativa define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade, e também compartilha este conhecimento socioambiental aplicado com a sociedade.

2º lugar: “Projeto Eco Eletro – Capacitação de catadores para reciclagem de lixo eletrônico”, do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente

O Eco Eletro capacitou 182 catadores de 62 cooperativas no tratamento de REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), no Laboratório de Sustentabilidade da Poli-USP, considerando questões de saúde e aumento de renda e garantindo sua inserção na cadeia de logística reversa.

3º lugar: “Heróis do Futuro”, do Serviço Social da Indústria – Depto Regional do RJ

O projeto apresentou a meta de ousada de sensibilizar para a sustentabilidade e para os temas debatidos na Rio+20 milhares de jovens estudantes do Rio de Janeiro. Foram visitadas mais de 400 escolas, sensibilizando 180 mil alunos das redes pública, particular e SENAI/SESI do Rio e de São Paulo.

Natureza

1º lugar: “Programa Empreendedores da Conservação – E-CONS”, da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), de Curitiba

O programa tem como finalidade ser um novo instrumento para a manutenção do patrimônio natural brasileiro e de todos os benefícios gerados pela existência das áreas naturais e sua biodiversidade. Visa identificar e apoiar líderes que realizem projetos com alto poder de impacto e alavancar o potencial que esses projetos têm para a geração de resultados em escala para conservação da natureza em todos os biomas brasileiros.

2º lugar: “Fundo Vale: 3 anos investindo no desenvolvimento sustentável do bioma amazônico”, do Fundo Vale – Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável

Criado em 2009, o Fundo Vale promove o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade do bioma amazônico. Com R$ 51 milhões, financia 27 projetos com visão de longo prazo e perfil estruturante, realizados por 90 especialistas de 14 organizações de alto nível.

3º lugar: “Programa Origem Sustentável – A Garantia da Cadeia Produtiva de Setor Calçadista em prol da Natureza”, do Instituto By Brasil

O programa tem como objetivo promover a incorporação de boas práticas de sustentabilidade na cadeia produtiva do setor calçadista. Como resultado foi criado um selo de sustentabilidade, concedido para indústrias de componentes de sapatos que atendam a 52 indicadores de sustentabilidade.

Tecnologia

1º lugar: “CEDIR – A Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos na visão ampliada de sustentabilidade da proteção do meio ambiente à promoção do bem social”, da Superintendência da Tecnologia da Informação – CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos da Informática)

O CEDIR tem o propósito de garantir a destinação correta dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) de Tecnologia da Informação de universidades e público em geral. Tais resíduos são triados, identificando-se o que pode ou não ser reutilizado. Equipamentos com características apropriadas recebem manutenção e são encaminhados para projetos sociais, escolas e entidades públicas.

2º lugar: “Cogeração de Energia – Aproveitamento do Biogás da ETE Arrudas”, da Copasa/MG

O Sistema de Cogeração de Energia Elétrica implantado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Arrudas evita que gases poluentes sejam eliminados no meio ambiente, além de fornecer 90% da energia consumida na ETE. O sistema de capacidade de produção de 2,4 megawatts, o suficiente para abastecer cerca de 3 mil residências.

3º lugar: “Manejo integrado de águas pluviais do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha”, da Fluxus Consultoria Ambiental Ltda

Através da iniciativa, foram desenvolvidos projetos técnicos integrando o sistema de drenagem externo aos sistemas internos de aproveitamento da água da chuva no estádio. Com isso, 100% do consumo não-potável do estádio passará a ser atendido por água da chuva, um volume de 16 milhões de litros/ano.

Felipe Mairowski/AHK-SP
Felipe Mairowski/AHK-SP