Prêmio von Martius de Sustentabilidade está com inscrições abertas

hope_sxcA Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), por meio de seu departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, abriu as inscrições para a 15ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade.

A premiação tem como principal objetivo reconhecer projetos que valorizem ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de diversas comunidades, que podem ser aplicadas às mais variadas situações geoeconômicas do País. Além disso, também visa reforçar o compromisso da Alemanha e das empresas de capital alemão instaladas no Brasil com o desenvolvimento sustentável.

Em comemoração ao centenário de atuação da AHK São Paulo no Brasil, o Prêmio contará em 2016 com uma categoria adicional às três já existentes, a categoria Startup (Recursos Hídricos). Desta forma, serão premiados projetos que priorizem o desenvolvimento do ser humano (Categoria Humanidade), que focam no desenvolvimento de tecnologias socioambientais (Categoria Tecnologia), que se preocupam com a preservação do meio ambiente (Categoria Natureza) e startups que buscam soluções inovadoras para a crise hídrica (Categoria Startup (Recursos Hídricos)).

“O Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem a intenção de reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade. O contínuo crescimento, tanto da quantidade como da qualidade dos projetos apresentados desde sua primeira edição até hoje, validam a importância desta iniciativa.”, afirma Daniely Andrade, diretora do departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da AHK São Paulo.

A 15ª edição da iniciativa, conta com o patrocínio das empresas Henkel e Lanxess, além do apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do WWF-Brasil e ocorrerá no dia 18 de outubro durante a abertura do Congresso Ecogerma.

O prazo final para postagem dos projetos é o dia 12 de setembro e pode ser feita por meio do site www.premiovonmartius.com.br .

Sobre o Prêmio von Martius de Sustantabilidade

A premiação foi criada pela Câmara Brasil-Alemanha em 2000 com o intuito de reconhecer projetos de todo o País que tenham como objetivo o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade, e carrega como homenagem o nome do botânico alemão Carl Friedrich von Martius (1794-1868), cujo trabalho teve uma contribuição de suma importância para a botânica, cultura e história brasileira.

Trata-se de uma das únicas iniciativas do Brasil que possui auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e também na compensação de todo o gás carbônico despendido desde o início das atividades até o evento de entrega do Prêmio. 

Hoje, o Prêmio é um dos mais importantes do setor, contando com mais de 1900 projetos inscritos desde sua 1ª edição.

Foto: SXC