Prêmio von Martius anuncia vencedores

Foram anunciados nesta quinta-feira (25), os vencedores do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha desde 2000. O Prêmio destaca iniciativas de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável. Nove projetos foram agraciados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia.


Na cerimônia de premiação, o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Weber Porto, comentou a importância do Prêmio como uma forma de promover iniciativas que contribuam para reverter problemas ambientais. “Diariamente lemos nos jornais notícias sobre esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global, volume crescente de resíduos (…). Os sinais de alerta estão por toda parte”, destacou.


Nessa edição, concorreram 111 projetos vindos de todo o País. A categoria Humanidade recebeu 55 projetos concorrentes, enquanto a categoria Natureza contou com 29 e Tecnologia, 27. Desde que foi criada a premiação, a Câmara Brasil-Alemanha recebeu 1.741 projetos inscritos, analisados e auditados nas três categorias.


 


Confira abaixo a lista completa dos vencedores, por categoria:


Categoria Humanidade


1º lugar


Projeto: Floripa 2030 – Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Floripa na Região


Participante: Associação FloripAmanhã


Resumo: Com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, o projeto apresenta opções de desenvolvimento sustentável econômico-produtivo, sócio-cultural e urbano territorial na região metropolitana de Florianopólis.


2º lugar


Projeto: Projeto de Unidade de Reforma de Pneus com Re-socialização de Ex- detentos


Participante: João Ricardo Magalhães Gonçalves


Resumo: A iniciativa usa mão de obra de de ex- detentos, permitindo o revigoramento de sua condição humana, para trabalhar em uma unidade de reforma e triagem de pneus. A ação faz parte da campanha “Começar de Novo” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).


3º lugar


Projeto: A Casa das Mariscadeiras


Participante: Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás


Resumo: O projeto propõe o fortalecimento da organização social, associativismo e o desenvolvimento da atividade pesqueira do marisco em uma comunidade vizinha ao Projeto Manati – empreendimento da Petrobras para produção e escoamento de gás natural de campo marítimo no litoral a Bahia.


Categoria Natureza


1º lugar


Projeto: Tamar 30 anos


Participante: Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás


Resumo: Tamar é um dos projetos mais reconhecidos do Programa Petrobras Ambiental, com resultados expressivos: cerca de nove milhões de tartarugas procriadas, 18 mil desovas monitoradas por ano em mais de mil quilômetros do litoral brasileiro e 23 bases do Projeto no País.  


2º lugar


Projeto: Projeto São Paulo Amigo da Amazônia


Participante: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo


Resumo: O Projeto São Paulo amigo da Amazônia, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), surgiu da necessidade de promover ações que impedissem o desmatamento das florestas nativas brasileiras a partir de financiamentos originários de recursos públicos. A proposta é a fiscalização e o controle da entrada ilegal de madeira em todo o Estado de São Paulo.


3º lugar


Projeto: Bela Ilha


Participante: Instituto Sagatiba


Resumo: O objetivo do projeto é promover a preservação da biodiversidade terrestre e marinha, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida para centenas de moradores de 13 comunidades caiçaras do Arquipélago de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.


Categoria Tecnologia


1º lugar


Projeto: A USD- Usina Sustentável Dedini Participante: Dedini S/A Indústria de Base


Resumo: A Usina Sustentável Dedini – USD produz seis bio-produtos (bioaçúcar, bioetanol, bioeletricidade, biodiesel, biofertilizante e bioágua) emitindo zero resíduos, zero efluentes, zero odores, zero água de mananciais e com emissões mínimas de CO2.


2º lugar


Projeto: Tecnologias Duplo Combustível para Veículos Pesados – Flexibilidade de escolha entre Óleo Diesel e Biodiesel Puro


Participante: MAN Latin América


Resumo: Depois de pesquisar e aprovar o uso do B5 (óleo diesel com 5% de biodiesel) e o B20, a empresa testa o biodiesel puro – B100, em veículos modificados por meio da tecnologia de duplo combustível (diesel/biodiesel). As pesquisas estão sendo realizadas com caminhões integrantes de frotas cativa, por meio de um sistema que permite o monitoramento da sua operação ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor (óleo diesel ou biodesel) usando uma unidade dosadora.


3º lugar


Projeto: Desenvolvimento Tecnológico para o Aprimoramento e Processamento de Polpa e Amêndoa do Baru


Participante: Bruno de Andrade Martins


Resumo: O projeto fornece subsídios para o aprimoramento da cadeia produtiva do baru, espécie nativa do Cerrado que apresenta potencial elevado de exploração sustentável, por meio de avaliação prévia de tecnologias aplicadas ao seu processamento, do desenvolvimento de tecnologia para o aproveitamento e conservação da polpa, do desenvolvimento de alternativas para o processo de extração da amêndoa, e, por fim, da avaliação da qualidade e estabilidade da amêndoa processada.

Luiz Machado/Câmara
Luiz Machado/Câmara