Prêmio von Martius 2013 anuncia finalistas

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo divulga nesta quarta-feira (19) os finalistas das três categorias do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013. O prêmio contempla trabalhos de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais nas categorias Natureza, Humanidade e Tecnologia. Concorrem projetos concluídos ou em andamento que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

O prêmio teve, neste ano, 100 projetos inscritos, 38 na categoria Humanidade, 38 na categoria Tecnologia e 24 na categoria Natureza. Segundo Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, “existem projetos que, além de contemplarem a parte ambiental, também contemplam, por exemplo, a parte educacional, de conscientização. Partindo do pressuposto de que o von Martius espelha aquilo que está se fazendo na sociedade em termos de projetos socioambientais, eu diria que hoje eles já deixaram de ser feitos apenas para cumprir uma norma ou para resolver problemas pontuais. Eles estão mais aprofundados, preocupam-se em capacitar as pessoas, em conscientizar as pessoas, buscam resultados também de médio e longo prazos”.

O jornalista e consultor Rogério Ruschel, coordenador do processo seletivo do von Martius desde 2000, destaca a maior participação das empresas como proponentes na premiação: “Nas primeiras edições eram muito mais ONGs ou entidades sem fins lucrativos que inscreviam projetos, e agora há mais empresas, ou empresas em parceria com ONGs, e a leitura que eu faço disso é que o conceito de sustentabilidade vem sendo mais absorvido pelas companhias”.

“A visibilidade que é dada aos projetos ganhadores – justamente porque a gente sempre faz uma mensagem do júri explicando por que aqueles projetos foram os vencedores – é importante para inspirar novos projetos e para inspirar a ampliação do alcance das propostas para outras regiões, por exemplo. Então, acredito que o prêmio é extremamente importante por funcionar como uma vitrine de exemplos que podem e devem ser multiplicados”, afirma Liana John, jornalista ambiental e jurada na categoria Natureza em 2013.

Finalistas

Na categoria Tecnologia, foram selecionados os projetos: “Cogeração de Energia – Aproveitamento do Biogás da ETE Arrudas”, da Copasa/MG; “CEDIR – A Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos na visão ampliada de sustentabilidade da proteção do meio ambiente à promoção do bem social”, da Superintendência da Tecnologia da Informação – CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos da Informática); e “Manejo integrado de águas pluviais do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha”, da Fluxus Consultoria Ambiental Ltda.

Na categoria Humanidade, são finalistas: “Heróis do Futuro”, do Serviço Social da Indústria – Depto Regional do RJ; “PROJETO ECO ELETRO – Capacitação de catadores para reciclagem de lixo eletrônico”, do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente; e “Programa Benchmarking Brasil”, da Mais Serviços e Consultoria Empresarial Eireli (Mais Projetos).

Em Natureza, os projetos “Fundo Vale: 3 anos investindo no desenvolvimento sustentável do bioma amazônico”, do Fundo Vale – Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável; “Programa Empreendedores da Conservação – E-CONS”, da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental); e “Programa Origem Sustentável – A Garantia da Cadeia Produtiva de Setor Calçadista em prol da Natureza”, do Instituto By Brasil, chegaram à final.

A revelação da colocação dos finalistas (em 1º, 2º e 3º lugares) e a entrega dos prêmios acontecerão no próximo dia 26, durante a Ecogerma 2013, congresso de tecnologias sustentáveis organizado pela Câmara Brasil-Alemanha no Cub Transatlântico, em São Paulo.

Pioneirismo

Criado no ano 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, o Prêmio leva o nome do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip von Martius (1794 – 1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante a viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso País.

Em 11 edições, o von Martius recebeu a inscrição de 1.741 projetos, tendo premiado 99 cases.  Nos anos 2011 e 2012, a sua realização foi suspensa temporariamente, retornando agora, em 2013.

O pioneirismo sempre marcou a sua trajetória. Criado como Prêmio von Martius de Meio Ambiente, passou, em 2007, a reconhecer relatos de melhores práticas (cases) de Sustentabilidade como um todo –  sendo o primeiro no Brasil a fazê-lo. Também foi o primeiro a premiar cases de tecnologia; o primeiro a ter o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma-ONU); o primeiro a compartilhar os projetos inscritos em um livro distribuído gratuitamente; o primeiro a adotar uma auditoria externa independente de procedimentos; o primeiro a ter uma certificação da pegada ecológica e o primeiro a compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE´S) do Brasil.

A edição 2013 do Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem o patrocínio da Volkswagen, o apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA,) e do World Wild Fund (WWF); auditoria de procedimentos da BRTUV  e compensação de GEES da CarbonFix.

Missouri Botanical Gardens
Missouri Botanical Gardens