Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha anuncia homenageados


O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha homenageará, em sua 17ª edição, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Martin Winterkorn. Eles foram indicados pelo destaque no cenário político e empresarial de seus países e pela contribuição para o fortalecimento das relações entre Brasil e Alemanha. Ambos receberão o prêmio deste ano em cerimônia que ocorrerá no dia de 18 de setembro, durante a 29ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, no Rio de Janeiro.



Instituído em 1995, o Prêmio é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha (AHK) de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha, com apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK). Destinado a ser entregue anualmente a duas personalidades, uma brasileira e outra alemã, a premiação destaca contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países.



Para a AHK, a indicação dos homenageados reflete a importância da parceria estratégica entre bilateral. Superada a crise mundial, as duas economias têm revelado potencial e vigor para ampliar e intensificar a sua complementaridade. Além das oportunidades para gerar negócios e investimentos com os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a organização e a construção da infraestrutura necessária para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, novas áreas têm demonstrado grande potencial. A inauguração do Centro Alemão de Inovação e Ciência São Paulo, que vai estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e cooperação em diferentes áreas tecnológicas, o acordo assinado pela empresa Duisport com o Porto de Santos e o crescente número de PMEs alemãs que estão iniciando atividades no País ilustram essa fase de oportunidades.



“O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha destaca trabalhos e iniciativas que beneficiam as relações entre os dois países, ampliando e fortalecendo essa parceria. É o mais alto reconhecimento concedido a seus representantes. Ao observar a galeria dos premiados, constatamos a riqueza da relação bilateral pela variedade do campo de ação dos homenageados: responsabilidade social, investimentos em novas fábricas, incentivo à formação profissional, questões culturais e proteção ao meio ambiente, entre outras”, afirma Weber Porto, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.



Personalidades



O homenageado brasileiro, Sérgio Cabral Filho, está em seu segundo mandato como Governador do Estado do Rio de Janeiro (2007-2010 e 2011-2014). No desempenho de suas atividades destaca-se o trabalho para a recuperação econômica de seu Estado, em especial as iniciativas para atrair investimentos de empresas alemãs na região. Aí estão incluídos os aportes trazidos ao Estado pelos grupos ThyssenKrupp (Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul) e MAN LatinAmerica (Fábrica de Rezende); o programa de cooperação com o Porto de Hamburgo; a participação ativa e o acompanhamento pessoal na viagem de delegações de empresários do Rio de Janeiro à Alemanha; a acolhida e o envolvimento com os interesses de empresários alemães que chegam ao Rio de Janeiro, assim como a criação de um novo programa de cooperação com a cidade de Colônia, no âmbito da proteção contra inundações.



O homenageado da Alemanha, Martin Winterkorn, ocupa, desde janeiro de 2007, o cargo de Chairman do Conselho de Administração da Volkswagen AG e também do Conselho da Audi e da Porsche. A sua gestão se caracteriza pela adoção de um conjunto de projetos e ações que têm por objetivo principal conduzir o Grupo Volkswagen à liderança mundial da indústria automobilística até 2018. No âmbito dessa estratégia, a Volkswagen está reforçando a sua posição em mercados emergentes como China, Rússia e Brasil. Neste último, a empresa está presente desde 1950 e conta atualmente com 4 unidades de produção, empregando 20 mil funcionários.



O País é um dos três mais importantes mercados mundiais da empresa, razão pela qual foram destinados à filial brasileira recursos de R$ 6,2 bilhões, a serem investidos no período compreendido entre 2010 e 2014. Os aportes são destinados especialmente ao aumento da capacidade de produção e ao desenvolvimento de novos produtos ambientalmente corretos.



 

Reprodução
Reprodução