Prêmio Personalidade 2010

O Kaisersaal, o maior salão de recepção da Residenz, antigo Palácio Real de Munique, ficou lotado para a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010, durante o Encontro Econômico entre os dois países. Nas mesas, as conversas giravam em torno da boa situação da economia brasileira e do grande potencial de exploração de parcerias que ela traz para os dois países.


“O Brasil tem a força de um ímã” afirmou o Prof. Dr. Erich Greipel, Presidente da Câmara de Comércio de Munique e da Alta Baviera logo na abertura do evento, enfatizando a posição do país como uma das estrelas entre os BRIC’s.


Calorosamente ovacionado pelos convidados presentes, o Ministro Miguel Jorge recebeu o diploma e a placa de bronze relativos ao Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010 das mãos da Ministra da Economia e Tecnologia da Baviera, Emilia Müller. Em seu discurso de agradecimento, parcialmente proferido em alemão, Miguel Jorge apontou os empresários como os maiores responsáveis por relações cada vez melhores e mais profundas entre as duas nações.


“Os dois países formam um eixo econômico que tem todas as condições de ser a base para uma aproximação ainda maior entre o Mercosul e a União Europeia,” afirmou Miguel Jorge. A necessidade da retomada das negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia também foi abordada no discurso do Dr. Bernd Pfaffenbach, Secretário de Estado no Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha e que recebeu a homenagem pelo lado alemão “Temos que retomar as discussões, temos que levar essa questão definitivamente para frente e finalizá-la” declarou Pfaffenbach, que recebeu a sua homenagem das mãos do Embaixador Antonio Patriota, Secretário-Executivo no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


Pfaffenbach lembrou também mencionou que “a Alemanha não tem com nenhum outro país contatos bilaterais e um relacionamento tão intenso quanto com o Brasil”


Personalidades presentes


 Entre os convidados destaque: Carlos Mariani Bittencourt, Personalidade Brasil-Alemanha 2008, representando o Presidente da Confederação Nacional das Indústrias CNI,, Katja Hessel, Secretária-Adjunta no Ministério da Economia e Tecnologia da Baviera; Georg Fahrnschon, Ministro das Finanças da Baviera; Prof. Dr. Hans-Peter Keitel, Presidente da Confederação Alemã da Indústria (Bundesverband der Deutschen Industrie – BDI), Everton Vargas, Embaixador do Brasil na Alemanha e Wilfried Grolig, Embaixador da Alemanha no Brasil.

Fotostudio SX Heuser/Camara brasil-Alemanha
Fotostudio SX Heuser/Camara brasil-Alemanha