Prêmio de Inovação divulga vencedores


Em 12 de novembro, aconteceu a cerimônia de outorga o II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. O primeiro lugar ficou com a Nanovetores (empresa catarinense incubada no CELTA com o projeto “O uso da nanotecnologia para funcionalização de produtos têxteis”). A Stratexia Inovação (empresa incubada em Santo André com o projeto “Torquímetro Digital Odontológico”) levou o segundo lugar e a Artecola Química (com o projeto “Artepowder – Revolução tecnológica mundial com adesivo em pó para calçados”) ficou em terceiro.


As outras duas finalistas eram MAHLE Metal Leve (que desenvolveu um sistema de partida a frio eletrônico auto-controlável “Self Controlled Electronic Cold Start for Flex Fuel Engines”) e T-Systems (projeto “Viabilidade de Serviços do Carro Conectado com Plataforma Brasileira”).


As três primeiras colocadas têm direito a uma avaliação pela Porsche Consulting, envolvendo diagnóstico e consultoria. A grande vencedora pode indicar um representante para uma viagem à Alemanha, para participação em feira internacional (a ser definida pela AHK-SP de acordo com sua área de atuação).


Ao término da premiação, o SENAI (parceiro da AHK neste projeto) anunciou que os 5 finalistas estão automaticamente aprovados na primeira fase do Edital SENAI de Inovação (qualificação) e concorrem com os demais inscritos, ao prêmio de R$ 300 mil para o desenvolvimento de seu projeto em parceria com a referida instituição.


Por ocasião do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2014 aconteceu durante o dia o II Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. Participaram do evento presidentes e diretores de empresas alemãs instaladas no Brasil, renomadas startups e representantes da indústria nacional, do governo dos dois países, bem como de ICTs brasileiras e alemãs.


Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação visa identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil.

Fernando Favoretto
Fernando Favoretto