Prêmio da Câmara Brasil-Alemanha oferece aceleração a startups

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, promove a 3ª edição de seu Prêmio Startups Connected com o objetivo de reconhecer e acelerar startups em nove categorias. Diferencial do programa também é a oportunidade de startups se conectarem com as empresas associadas da instituição.

Desde o lançamento da iniciativa, a Câmara acelerou 11 startups, dentre elas, Forsee, BirminD, TNS Nanotecnologia, Justto e IAgro. Deste então, as startups ganharam destaque em seu campo e no mercado, conquistando posições privilegiadas em rankings nacionais. “A história da IAgro está intrinsecamente ligada ao Programa de Aceleração Startups Connected”, comenta Angrei Grespan, CEO da startup. “Antes do programa, já estávamos desenvolvendo nossa ideia, mas sem um objetivo claro. A concretização do projeto aconteceu efetivamente dentro do programa”, complementa.

A startup TNS Nanotecnologia também participou de um roadshow na Alemanha para estabelecer novos contatos, outro benefício exclusivo do Prêmio. Para Gabriel Nunes, Diretor da TNS, esta oportunidade impactou diretamente a internacionalização da startup. “Antes da iniciativa, nossas exportações se limitavam à América Latina. Atualmente, exportamos também para países como Itália, Suíça e Paquistão. A visibilidade que o Prêmio nos forneceu, juntamente com as oportunidades geradas pela Câmara, fizeram a diferença na atração de novos negócios e na confiança de nosso time em dar mais um passo para o aumento das exportações”, afirma Nunes.  

Para concorrer a estes benefícios, as startups têm até o dia 27 de julho para apresentar suas propostas para os seguintes desafios:

Agricultura Sustentável, promovido pela Bayer:

Associação Digital, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha:

Crescimento Populacional, promovido pela BASF:

Excelência Industrial, promovido pela Schuler:

Geração Hidroelétrica Inteligente, promovido pela Voith Digital Solutions:

Gerenciamento Energético Residencial, promovido pela Siemens:

Mobilidade Conectada, promovido pela Volkswagen:

Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente – BMU:

Papel e Celulose, promovido pela Voith Paper:

“Por meio destes desafios, queremos não só apoiar o desenvolvimento do negócio e da tecnologia das startups, mas também aproximá-las de nossas empresas associadas, contribuindo assim para a geração de novos negócios entre startups e empresas alemãs líderes de mercado”, comenta Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha e idealizador da iniciativa.

Mais informações sobre o regulamento, a aceleração e o processo de seleção estão disponíveis no site da iniciativa Startups Connected.

Inscrições podem ser feitas por meio do portal do Edital de Inovação para a Indústria, programa do SEBRAE/SESI/SENAI e parceiro do Programa de Aceleração Startups Connected.