Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação é entregue

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-SP) entregou, na noite desta terça-feira (12), os troféus para os vencedores do I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, em cerimônia no Club Transatlântico, em São Paulo.

Em 1º lugar, foi premiada a empresa BHS – Brasil Health Service, pelo projeto “Descarte consciente de medicamentos fora de uso”; em 2º lugar, ficou a MAN Latin America, com o projeto “Caminhões urbanos híbridos com maior eficiência energética”; e em 3º, a I Systems Automação Industrial, com o projeto “Controle avançado de processos industriais utilizando tecnologia Fuzzy”.

As três vencedoras receberão um diagnóstico e consultoria da Porsche Consulting, e a primeira colocada viajará para a Alemanha, onde visitará Institutos de Ciência e Tecnologia e poderá divulgar o seu projeto durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2014.

“Com o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, queremos incentivar a capacidade de inovação da indústria nacional, além de colaborar para o maior intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha”, afirmou o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Thomas Schmall.

A 1ª edição do Prêmio recebeu a inscrição de 73 projetos. “Os trabalhos apresentados tiveram nível altíssimo. Percebemos nas empresas que se inscreveram a vontade de crescer de forma criativa e sustentável. Parabéns aos concorrentes ao prêmio e a todos que tornaram esse momento possível”, declarou o diretor da AHK-SP e presidente do Innovation Board da entidade, Wilson Bricio.

A premiação integra o calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014, assim como o I Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. O evento antecedeu a cerimônia de entrega e reuniu executivos de grandes empresas alemãs instaladas no Brasil, representantes de universidades e de órgãos dos governos brasileiro e alemão para discutir os diferentes cenários dos dois países e as oportunidades de cooperação para o crescimento e aumento de competitividade através da inovação.

Conheça mais sobre os projetos vencedores

Descarte consciente de medicamentos fora de uso – BHS Brasil Health Service

O projeto da BHS – Brasil Health Services, distribuidora comercial de São Paulo (SP) que atua no segmento da saúde, consiste na abertura de pontos de coleta de medicamentos que não mais estejam sendo usados pela população ou que já estejam com seus prazos de validade expirados. Os pontos foram instalados em redes de farmácias e drogarias do Brasil e outros locais de fácil acesso à população. O principal objetivo do projeto foi desenvolver um programa inovador de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, de forma sustentável, financeiramente rentável e de alcance nacional.

José F. Agostini Roxo, presidente da BHS: “Esse prêmio tem um significado especial para nós, por ser o 1º Prêmio de Inovação concedido pela Câmara Brasil-Alemanha – ele é histórico. Nós, como empresa de pequeno porte, ficamos muito honrados, esperamos que as portas continuem se abrindo e que essa seja uma boa prospecção para nosso projeto.”

Caminhões urbanos híbridos com maior eficiência energética – MAN Latin America

O projeto da MAN, fabricante de caminhões e ônibus do Grupo Volkswagen instalada em Resende (RJ), visa aumentar a eficiência energética de caminhões urbanos a um baixo investimento inicial, através de uma solução simples e robusta com objetivo de maximizar o resultado operacional dos frotistas. A tecnologia de hibridização desenvolvida está apropriada às condições brasileiras, minimizando os impactos de sua operação e manutenção, além de contribuir com a redução da pegada de carbono dos frotistas.

Rodrigo Chaves, diretor de engenharia da MAN Latin America: “Eu vejo um alinhamento muito grande entre aquilo que a Câmara Brasil-Alemanha quer fomentar com o Prêmio e o que fazemos na MAN. É um exemplo prático de que o estímulo à inovação e o desenvolvimento da engenharia local em cooperação com parceiros tecnológicos da Alemanha são capazes de trazer soluções criativas e adequadas às demandas do nosso mercado.”

Controle avançado de processos industriais utilizando tecnologia Fuzzy – I Systems Automação Industrial

A I Systems foi fundada em Campinas, por quatro matemáticos e engenheiros de computação especializados em automação. A empresa desenvolveu um produto de controle avançado de processos industriais utilizando tecnologia Fuzzy, incorporado ao software Leaf. O diferencial foi eliminar o especialista Fuzzy e gerar automaticamente o sistema de controle avançado. Um projeto que duraria meses, com o Leaf é finalizado em dias, e ainda tem seus indicadores de consumo de energia e de insumos melhorados.

Leonardo Freitas, sócio-fundador e diretor comercial da I Systems: “O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação é o reconhecimento não só do sucesso que a empresa está começando a conseguir, mas também o reconhecimento de um sonho, e isso é muito importante.”

Felipe Mairowski/AHK-SP
Felipe Mairowski/AHK-SP