Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Estão abertas até o dia 9 de agosto as inscrições para o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2013. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o Prêmio visa identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil.

“A Alemanha é, de acordo com o Relatório de Competitividade Global 2012-13 do Fórum Econômico Mundial (WEF), uma das líderes mundiais em termos de inovação. O país ocupa a 3ª posição entre as 144 nações analisadas no que se refere à capacidade de inovação de suas empresas e o 4º lugar em relação aos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) por parte das companhias”, afirma Thomas Schmall, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “O conjunto desses fatores impulsiona a economia alemã e  fortalece a sua competitividade.  Com o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação queremos incentivar as empresas brasileiras e alemãs a agir de forma semelhante e incentivar a capacidade de inovação da industria nacional.”

Para Sofhia Harbs, diretora do Departamento de Inovação da AHK-SP  “o prêmio é uma iniciativa que visa aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil, colaborando para aumentar a competitividade da economia brasileira e  fomentando, também, um maior intercâmbio entre os dois países.”

Premiação

Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação será entregue a três projetos. O primeiro colocado viajará para a Alemanha onde visitará  Institutos de Ciência e Tecnologia e poderá divulgar o seu projeto durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2014. Todos os três premiados receberão um diagnóstico e consulturia da Porsche Consulting.

A cerimônia de entrega do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação está programada para acontecer no próximo dia 12 de novembro, durante o “1º Seminário Brasil-Alemanha de Inovação”.

O cronômetro regressivo para a entrega do Prêmio foi acionado pelo presidente da Alemanha, Joachim Gauck, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2013, realizado nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo.

Inscrições

As empresas concorrentes ao Prêmio de Inovação podem fazer a sua inscrição por meio do site www.inobrasilalemanha.com.br, preenchendo um formulário eletrônico e anexando informações detalhadas sobre o projeto. Os projetos concorrentes serão avaliados pelo seu grau de inovação, mas também serão analisados outros aspectos  como  ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como possíveis relações com instituições alemãs utilizadas para o seu desenvolvimento.

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP