Palestra em Recife esclarece sobre Bolsa na Alemanha para futuros líderes

recife bolsaA Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil (German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil), que é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e que chega em sua nova edição (2017/2018), terá pela primeira vez sua apresentação oficial em Recife, no próximo dia 26 de junho (segunda-feira) no Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960, Graças).

No evento, os participantes terão informações sobre a candidatura ao programa German Chancellor Fellowship, que é uma oportunidade única para jovens talentos, que, além de impulsionarem suas carreiras, recebem incentivo financeiro para capacitação profissional e pessoal na Alemanha. O projeto conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando, assim, a oportunidade de apresentação de projetos para a Chanceler Alemã Angela Merkel.

Esse lançamento vai contar com a participação especial da Cônsul Geral da Alemanha de Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira, e do Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Embaixador do Projeto no Brasil (Membro do Comitê de Seleção da Bolsa), Thomas Timm. Essa apresentação, que é gratuita,  estará aberta para todos os interessados na bolsa e é preciso se inscrever antecipadamente para participar do evento, que será seguido por um coquetel. Número limitado de participantes!

A apresentação da Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil é um evento da Fundação Alexander Humboldt em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, com apoio do Consulado Geral da Alemanha do Recife e do Governo do de Pernambuco.   

Neste ano, a apresentação da Bolsa aconteceu também, pela primeira vez, em Porto Alegre (19 de junho) e, como de costume, em São Paulo (20 de junho.)

A bolsa de estudo da Fundação Alexander Humboldt tem duração de um ano e as inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2017. Para mais informações, acesse: www.humboldt-foundation.de/youngleaders  

Saiba mais:
O programa é destinado a jovens pesquisadores do Brasil, China, Índia, Rússia e Estados Unidos. A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) concede ainda aos futuros líderes a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas distintas, como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação

A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha por meio de suas bolsas de pesquisa. Informações http://www.humboldt-foundation.de/

Serviço
Apresentação da nova edição da German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil
Data: 26 de junho de 2017  
Horário: 19h00
Local:  Museu do Estado
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife / PE
Informações e inscrições com Stephanie Laux
Tel.:
(81) 3463-5350
E-Mail: vzl@reci.diplo.de 

Inscrições até dia 23 de junho | Limite de participantes