Oportunidade: Bolsa Chanceler Alemã


A Alemanha está de olho em jovens brasileiros com potencial de liderança. O projeto, uma ação da chanceler da República Federal da Alemanha (Angela Merkel), faz parte da Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil), que tem como objetivo investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha.


O projeto é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), que conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-SP) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. A apresentação oficial do programa aconteceu ontem (21 de julho) e contou com a participação especial do cônsul geral da República Federal da Alemanha, Friedrich Däuble; do vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha e Embaixador do Projeto no Brasil, Thomas Timm; e do responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, Dr. Damian Grasmück, que veio ao Brasil, exclusivamente para este momento na residência oficial do cônsul.


A ideia do programa, que já traz um histórico de sucesso em outros países e implementado no Brasil desde 2013, é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal (networking). Para o Dr. Damian Grasmück, o programa é uma grande chance para os brasileiros que querem potencializar suas carreiras. Durante sua apresentação, que contou com mais de 150 participantes, ele comentou que está impressionado com o interesse e dedicação dos brasileiros pela Bolsa Chanceler. “Pelo fato do Brasil ter entrado no projeto recentemente (2013), o número de bolsistas brasileiros contemplados ainda não é tão grande, mas a nossa ideia é que muitos se beneficiem do programa, impulsionando suas carreiras e fortalecendo o relacionamento Brasil-Alemanha.”, afirma responsável pela seleção da Fundação.      


Após a apresentação do Dr. Grasmück,  dois bolsistas da edição anterior (2015-2016), que estão indo agora  para a realização de seus projetos na Alemanha, deram seus depoimentos encorajando os candidatos da nova edição. “Estou vivenciando um momento único e com muita expectativa para desenvolver o meu projeto. Fazer parte dessa rede é muito gratificante e meu objetivo é contribuir com a ponte Brasil-Alemanha: trazer a experiência alemã na oportunidade brasileira”, conta Patrick Souza de Oliveira, formado em Engenharia pela UFSCar. Outro bolsista presente na apresentação oficial foi Leandro Godinho Nery Gomes, graduado em Cinema e Teatro, que declarou estar em seu melhor momento profissional: “O programa traz um diferencial incrível ao investir em pessoas que podem fazer a diferença para a sociedade. Estou muito entusiasmado para essa nova fase e feliz por terem escolhido o meu projeto, um documentário sobre homofobia. Aconselho a todos que possuem um projeto interessante, que se inscrevam para a nova edição da bolsa.”


Além do Brasil, o programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes (Bundeskanzler-Stipendium für angehende Führungskräfte, no original em alemão) é destinado a jovens pesquisadores da China, Índia, Rússia e Estados Unidos. Com isso, o projeto geral contempla, todo ano, 50 jovens líderes (10 bolsistas de cada país), que terão a oportunidade de colocarem em prática seus projetos, patrocinados pela Alemanha.


O programa, que  conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilita, também, a oportunidade ímpar de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente para a Chanceler alemã Angela Merkel.


Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas  com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação


Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, os aprovados estabelecem contato com outros bolsistas. Nos primeiros dois meses do programa, todos farão curso intensivo de alemão e nos meses seguintes desenvolvem seus projetos de pesquisa.  A brasileira Mellany N. Moreira, bolsista do programa 2014-2015, está atualmente na Alemanha desenvolvendo o seu projeto e afirma: “A possibilidade de desenvolver um networking e passar dois meses em instituições da minha escolha em qualquer país da Europa é uma excelente oportunidade oferecida pelo programa”. Pensando nos futuros candidatos à bolsa, ela e outros bolsistas brasileiros desenvolveram uma página no facebook “TIPPS: Estudar e Pesquisar na Alemanha” para auxiliar e tirar dúvidas dos novos candidatos do Brasil. https://www.facebook.com/TippsAlemanha


As inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. A data de início da bolsa é 1° de outubro do ano seguinte (2016) e tem duração de um ano. Mais informações sobre o programa Bolsa Chanceler Alemã: www.humboldt-foundation.de/youngleaders   

AHK-SP / Carlos D'Goes
AHK-SP / Carlos D’Goes