Momento: Aspectos culturais das relações Brasil-Alemanha

PALESTRA ANDREAS HOFFRICHTERNo próximo dia 11 de abril (segunda-feira), o terceiro grupo de estudantes da Universidade de Steinbeis, de Berlim, estará em Curitiba para participar do programa de intercâmbio entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a universidade alemã.

O Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, participa da abertura e recepção aos 34 estudantes e ministra uma palestra, às 13h30, no Campus da Indústria, com o tema “Aspectos culturais chaves das relações entre Brasil e Alemanha”.

Segundo o diretor da AHK Paraná, serão discutidas as principais diferenças entre as organizações alemãs e brasileiras, além das formas de relacionamento com os parceiros de negócios brasileiros que tem um background cultural (valores e crenças) diferente dos alemães. “Nesse sentido, para que os negócios aconteçam, é necessário uma sintonia e entendimento das diferenças entre os parceiros”, relata.

Hoffrichter acrescenta ainda que apesar das diferenças culturais, existe uma grande afinidade entre os dois países e esse intercâmbio é sinônimo da intensificação das relações entre Brasil e Alemanha, que há mais de 100 anos é parceira de negócios do Brasil. “Não é por acaso que existem mais de 1.600 empresas alemãs no país, que empregam cerca de 250 mil pessoas. Em função das condições excepcionais que o Brasil oferece para as empresas alemãs nas áreas de energia renovável, tecnologia e inovação, o fluxo de negócios tende a crescer nos próximos anos”, acrescenta.    

Além das palestras e aulas presenciais, os estudantes do programa de Mestrado em Gestão Internacional da Universidade de Steinbeis farão visitas às indústrias do estado. Até o final do ano, mais três delegações de intercâmbio da Alemanha visitam Curitiba, que conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e o Consulado Honorário da Alemanha em Curitiba.

 

Foto: Divulgação AHK Paraná