Messe Berlin lança nova feira micro photonics

IFA 2015Entre os dias 11 e 13 de outubro, a feira e congresso micro photonics vai abrir as portas no centro de exposições de Berlim, com foco em sistemas ópticos integrados para uma ampla gama de aplicações. A programação aborda, ainda, temas como a fabricação usando micro-litografia, processamento e aplicações para sistemas de medição, tecnologia da saúde e TI.

“Atualmente, cerca de 80% do espaço foi alugado”, disse Kerstin Kube-Erkens, gerente de projeto da micro photonics na Messe Berlin. “Estamos particularmente satisfeitos com o elevado nível de participação internacional. Pois, além de participações da Europa, Alemanha e de regiões locais, uma empresa japonesa de alta tecnologia, originária da cidade de Hamamatsu, também será representada.”

Além da feira, ocorre simultaneamente um congresso, que se caracteriza por duas sessões com dois palestrantes altamente reconhecidos. O Prof. Dr. Jürgen Popp, do Instituto Leibniz de Tecnologia Fotônica (IPHT) da cidade de Jena, preside a sessão de biofotônica e organiza palestras sobre novas aplicações em tecnologia da saúde. A sessão sobre “Necessidades médicas não atendidas” promete atrair grande interesse; nela, os médicos profissionais irão discutir questões não resolvidas sobre diagnósticos clínico e de tratamento.

O outro palestrante, o Dr.-Eng. Henning Schröder, do Instituto Fraunhofer de Berlim para Segurança e Microintegração (IZM), organiza a sessão microfotônica e nanofotônica, que focará em componentes micro-ópticos, tais como fibra óptica e guias de ondas magnéticas, bem como em métodos de produção relacionados e técnicas de medição.

Programa “Tech Watch” & Café da Manhã

O Consórcio Europeu de Ciência e Associação da Indústria Fotônica (EPIC) promove, paralelamente ao congresso científico, um programa de palestras e workshops na exposição. Sob o título “Tech Watch”, os tópicos incluem defesa, meio ambiente, ciências da vida e transportes. No dia 12 de outubro, às 07h45, haverá também o “Executive Breakfast”, destinado a CTOs e CEOs. Stephen G. Anderson, estrategista de indústria e mercado da organização da indústria norte americana SPIE, realiza o discurso de abertura.

Speed Dating para engenheiros de vendas
O programa de apoio visa atrair jovens profissionais. Empregadores nacionais e regionais que serão representados em um espaço denominado Career Lounge, poderão discutir oportunidades com potenciais candidatos a vagas de emprego.

O evento HR Speed Dating, organizado pela SPECTARIS (Associação Industrial Alemã de Tecnologias Ópticas, Médicas e Mecatrônicas), é direcionado a pessoas interessadas em tomar decisões rápidas. é o momento no qual talentosos engenheiros de vendas e as empresas da indústria óptica poderão se reunir e tirar o máximo de proveito de um tempo limitado de cinco minutos para o encontro.

Conferências e Intercâmbio Joint-Ventures
Na micro photonics, juntamente com seus parceiros, a Enterprise Europe Network Berlin-Brandenburg promove o Intercâmbio Europeu de Joint-Ventures para empresas de fotônica B2B. Os patrocinadores são: a Berlin für Wirtschaft und Technologie GmbH e a ZukunftsAgentur Brandenburg (ZAB) GmbH. Os visitantes que se inscreverem para essa oportunidade poderão apresentar suas novas idéias, discutir projetos de cooperação e impulsionar o avanço das inovações relacionadas ao tema com empresas transfronteiriças.

Paralelo à feira, a Berlin Photonics Network OpTecBB organiza duas conferências: “A integração do sistema MOEMS”, no dia 11 de outubro, e “Fibras ópticas inovadoras”, em 12 de outubro. Experts da indústria e pesquisadores se reunem para realizar palestras e discussões. Os tópicos abrangem os mais recentes desenvolvimentos para aplicações na indústria 4.0, carros autônomos e cidades inteligentes.

Sobre a micro photonics

A micro photonics é uma plataforma global única e se concentra no desenvolvimento e na fabricação de componentes ópticos em miniatura e suas aplicações. Em continuidade ao evento bem-sucedido de pré-lançamento em novembro de 2015, os especialistas estarão novamente reunidos para compartilhar pontos de vista e conhecimentos na primeira micro photonics, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de outubro de 2016. As próximas edições acontecerão anualmente. O foco da micro photonics está no congresso internacional, organizado em cooperação com o Grupo K.I.T e outros parceiros. É organizada pela Messe Berlin em parceria com a Berlin Partner für Wirtschaft und Technologie GmbH, o Grupo K.I.T. e outros parceiros.

Para mais informações sobre a feira, acesse: www.micro-photonics.de

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, como representante da feira oferece todo o auxílio necessário para a participação na feira. Caso deseje obter mais informações sobre como expor na micro photonics ou comprar ingressos com desconto entre em contato pelo e-mail comex@ahkbrasil.com ou pelo telefone (11) 5187-5111.

Foto: micro photonics 2015/Volkmar Otto