Jogo online torna aprendizado de Ciências mais divertido

Gynios_da_Ciyncia_2_rgb

Projeto idealizado pela Fundação Siemens e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é voltado para alunos entre 10 e 14 anos

 

Tornar o aprendizado da Ciência mais prazeroso e divertido: este é o objetivo do jogo educacional online do projeto Experimento 10+ da Fundação Siemens, chamado “Gênios da Ciência”. A iniciativa será lançada em maio, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens), o projeto Experimento 10+ já é realizado em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto aos seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.

Visando oferecer a mesma oportunidade para um número maior de crianças e de forma mais interativa, foi criado o jogo educacional online “Gênios da Ciência”. A iniciativa é voltada para alunos do ensino fundamental com idades entre 10 e 14 anos que já participam de ações realizadas pela Fundação Siemens. Além disso, a participação também está aberta para alunos de outras escolas que tenham interesse no projeto.

Interagindo com os moradores da cidade Gênios da Ciência, os jogadores são instigados a resolver desafios nas áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente, como por exemplo, a falta de luz, o descarte incorreto de materiais recicláveis, entre outros. Para isso, os alunos devem escolher os itens corretos disponíveis em sua maleta para realizar cada experimento. A plataforma utilizada possibilita o uso de elementos de simulação e RPG, o que torna a experiência ainda mais envolvente.

“Essa é uma ação inovadora, alinhada às principais tendências em educação. A missão é desmistificar a ciência, mostrar que ela não é coisa de laboratório e, sim, do dia a dia. Com o Gênios da Ciência – Experimento 10+, será possível simular os impactos de se desligar a energia elétrica de uma fábrica, por exemplo. O estudante terá que testar alternativas para resolver os problemas.”, afirma Bianca Bozon Moreira Talassi, secretária executiva da Fundação Siemens.

Além de possibilitar o aprendizado de forma lúdica, o jogo também motiva os jovens a realizar experimentos em casa com ajuda de seus responsáveis ou em sala de aula com os professores. Os resultados podem ser compartilhados na plataforma do jogo incentivando a discussão sobre Ciência tanto no ambiente digital, quanto no dia a dia.

Para que os jovens se engajem ainda mais na proposta do jogo, a Fundação Siemens promoverá um campeonato entre 8 de maio e 11 de agosto. O jovem ganhador será presenteado com um tablet.

Bruno Vath Zarpellon, diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da AHK São Paulo acredita na efetividade do projeto e nas novas mídias: “A parceria com a Fundação Siemens neste projeto é de grande importância para nós, pois também acreditamos na digitalização em sala de aula e na otimização do ensino. As novas gerações pensam de forma diferente e é necessário se adaptar a isso para que a sociedade continue evoluindo e inovando.”.

Os jovens poderão participar do jogo a partir do dia 08 de maio, inscrevendo-se pelo hotsite www.geniosdaciencia.com.br , seguindo as instruções fornecidas na área de cadastro.

 

 Foto: Divulgação AHK São Paulo