IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação revelou soluções inovadoras

inoO final do IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação, que aconteceu dia 29 de setembro, foi reservado para a cerimônia do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, que integra a iniciativa Startups Connected. 

O programa, criado em comemoração aos cem anos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK SP), encerrou suas inscrições com mais de 216 startups registradas, sendo o Prêmio a principal porta de entrada para os demais benefícios. O evento ofereceu aos participantes acesso a conteúdo de alto nível, além da oportunidade de networking em um ambiente propício para a geração de negócios e novas parcerias.

Em sua quarta edição, o Prêmio se fragmentou em seis categorias diferentes: Ciências da Vida, Mobilidade, Cultura, Cidades do Futuro e Digitalização.

Os vencedores e seus projetos 

Ciências da Vida – Bayer

A vencedora da categoria Ciências da Vida foi a startup Bio Bureau Biotechnology, que criou um coletor de bactérias que pode remover metais da solução (até 90%) para a água e reutilização de metal.

Mobilidade – Volkswagen

A startup Nexer ficou em primeira colocação da categoria Mobilidade, transformando carros comuns em carros conectados, auxiliando os motoristas a se conduzirem de forma mais consciente, econômica e segura, além de criar uma ponte entre eles e as seguradoras, possibilitando uma nova forma de relacionamento.

Cultura – Club Transatlântico

Analisando o setor cultural brasileiro, a startup Prosas conseguiu desenvolver ferramentas gerenciais para investidores sociais privados e públicos, a fim de que os empreendedores possam enviar projetos, que por sua vez podem ser monitorados com êxito e rapidez.

Cidades do Futuro – BASF

Com o projeto “Vorax”, atuante nos problemas de resíduos tipo 1, a Solum Ambiental venceu a categoria Cidades do Futuro, desenvolvida pela BASF, pretendendo se lançar exclusivamente no mercado nacional e internacional de Tratamento de Resíduos, com um produto inovador na solução eficaz do tratamento de materiais tóxicos e resíduos sólidos industriais.

Digitalização – Siemens

Pensando nos processos e produtos abrangentes ao HomeCare, a Oxiot desenvolveu um produto que procura monitorar remotamente a adesão do tratamento à prescrição médica via internet das coisas, tanto em casos de Home Care tanto em Hospitais.

AHK Startups Accelerator

Todos os três primeiros colocados de cada categoria serão analisados por meio de um diagnóstico que servirá como base para as empresas patrocinadoras definirem quais startups participarão do programa AHK Startups Accelerator.

Essas avaliações aconteceram através do AHK Pitch Day, componente da Startups Connected em parceria com a AHOY Berlin/São Paulo, que teve como objetivo promover, ao longo do dia 30 de setembro, a aproximação entre startups e grandes empresas, além de apresentar conteúdos estratégicos para as partes citadas.

A ocasião foi restrita para as finalistas do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação e para as empresas patrocinadoras, e fará parte do processo de seleção para o programa AHK Startups Accelerator, acontecendo também um matchmaking com reuniões de até 20 minutos.

Para saber mais detalhes, acesse: www.startupsconnected.com

Foto: AHK São Paulo/Becaclick