Inscrições III Prêmio Brasil-Alemanha estão abertas


O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (PBAI), iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), visa aumentar a visibilidade e a articulação de empresas inovadoras, fomentando negócios e parcerias.


O objetivo principal do prêmio, que chega este ano a sua 3ª edição, é identificar e reconhecer produtos e processos inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil, além de catalisar oportunidades que promovam a relação Brasil-Alemanha.

Os projetos serão avaliados pelo seu grau de inovação e por aspectos como ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como possíveis relações com empresas e instituições alemãs utilizadas para o seu desenvolvimento. Este ano, o prêmio conta, com duas categorias:


– Categoria Desafio: empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia. Nesta categoria, poderão se inscrever empresas de todos os portes.


Categoria Startups e PMEs: empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, cujos resultados impactaram significativamente no negócio e/ou na sociedade. Nesta categoria, poderão se inscrever somente empresas com faturamento até R$ 60 Mi.


“O Prêmio é uma iniciativa que vem deixando a sua marca como catalisadora e promotora de negócios inovadores, incentivando a inovação e o intercâmbio tecnológico e científico entre Brasil e Alemanha. Estarmos na 3ª edição do PBAI representa o sucesso dessa iniciativa. Fora a isso, a cada ano que passa, essa ação ganha mais relevância no mercado e está cada vez mais integrada com todo ecosistema da inovação no Brasil e na Alemanha”, diz  Bruno Vath Zarpellon, diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK-SP.


O lançamento oficial do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação aconteceu no dia 26 de maio durante o evento “Inovação – da ideia ao mercado”, promovido pelo Departamento de Inovação e Tecnologia.  O momento contou com a participação de Thomas Timm, vice-presidente da AHK – São Paulo; Fernando Campoi, gerente de Assuntos Corporativos e Relação com a Imprensa da Volkswagen do Brasil; Paulo Stark, presidente e CEO da Siemens no Brasil; Prof. Karlheinz Brandenburg, criador do formato MP3 da Fraunhofer IDMT, e Ralf Schweens, presidente América do Sul da BASF, os quais foram os responsáveis pelo corte da fita inaugural.  

O anúncio dos vencedores acontece no dia 12 de novembro, após o Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. O seminário, que também chega a sua 3ª edição e é realizado tradicionalmente na mesma data, conta com apresentações de grandes executivos e representantes da esfera pública e tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento e o networking diferenciado, por meio de palestras e round-tables com temas de alta relevância para a indústria brasileira.        

Além da grande visibilidade e exposição voltadas às oportunidades de parcerias e negócios, os três primeiros colocados de cada categoria no prêmio participarão com seu projeto inovador durante o evento solene de premiação, além de terem seus projetos divulgados a empresas patrocinadoras e parceiros institucionais do Departamento de Inovação e Tecnologia. Já o primeiro colocado de cada categoria serão contemplados com uma viagem à Alemanha para visitar uma feira dentro do seu segmento e realizar visitas a ICTIs (Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação).
 


As inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 de agosto, por meio do site oficial da iniciativa www.inobrasilalemanha.com.br 

As atividades do Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT) contam com apoio e patrocínio das empresas BASF, Bayer e Siemens.