InnoTrans 2016 discute o futuro do transporte público

CCommons_flickr_Michael de 'OzSistemas de transporte público são fundamentais para promover a mobilidade em cidades e áreas urbanas. No futuro, a disseminação da urbanização, o crescimento populacional e o aumento da consciência ecológica farão com que eles sejam ainda mais importantes. Ao mesmo tempo, será preciso soluções inovadoras. Do dia 20 a 23 de setembro, a feira de tecnologia ferroviária InnoTrans 2016 oferece um panorama completo sobre as mais recentes tendências do mercado, desenvolvimentos e serviços para o segmento do transporte público e consciente.

Atualmente, um dos tópicos mais relevantes da indústria é o aumento da conectividade e a transição digital da sociedade. Claudio Diotallevi, diretor de Ferrovias da Ericsson AB, descreveu o desenvolvimento como a “próxima revolução tecnológica”. “O transporte público precisa fazer parte dessa revolução, a fim de consolidar seu papel na sociedade e na economia global”, completa. A empresa sueca expõe pela primeira vez na feira e apresenta soluções em tecnologia LTE para aplicações em sistemas de trilho. Além disso, inclui produtos de conexão móvel, sistemas de monitoramento on-board e controle remoto em nuvem para sistemas e infraestruturas.

A companhia espanhola Azimut eMotion e a francesa ClearSy System Engineering apresentam produtos que farão sua estreia mundial em Berlim. Entre eles, um sistema de entretenimento on-board e uma nova plataforma de hardware chamada “Saturn”.

No ramo do transporte público, outros tópicos serão abordados e debatidos na feira, como desafios e estratégias de ação para 2030; mobilidade com foco no usuário; conceitos de inovação e soluções para o usuário, voltadas para o design do transporte público e interiores etc.

Outra estreia a ser apresentada durante a InnoTrans 2016 é um produto que demonstra o quão silencioso e sustentável o transporte ferroviário pode ser. Com a ajuda do STERED©, a tcheca PROKOP RAIL a.s., especializada na fabricação de equipamentos de infraestrutura, mostra que o barulho e os níveis de vibração são reduzidos durante toda a extensão do dispositivo BRENS©. Ao mesmo tempo, a água retida retorna ao ambiente natural por meio do processo de evaporação. Nesse sentido, a tecnologia cria um “link simbólico entre o veículo e o transporte público”, afirma Jan Eisenreich, diretor estatutário da empresa tcheca.

Os visitantes também poderão conferir outras novidades de produtos e serviços na feira, ao lado de diversas estreias mundiais, nos segmentos de infraestrutura e infraestrutura ferroviária. O vasto portfólio também integra soluções de maquinário e serviços de assentamento de faixa e manutenção, instalações de energia elétrica e equipamentos de linha elétrica aérea, trilhos, bem como sinalização e sistemas de controle, materiais de construção e instrumentos de mensuração.

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu Departamento de Comércio Exterior e Feiras, oferece ingressos com desconto para acesso à InnoTrans. Para mais informações, acesse: http://bit.ly/1Z9QCaJ ou entre em contato pelo e-mail: comex@ahkbrasil.com

Foto: CC/Flickr/Michael d’Oz