II Prêmio de Inovação abre inscrições


A contagem regressiva para a entrega do II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação já começou. Aconteceu em 27 de maio, o evento de lançamento da segunda edição do Prêmio, criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha (DIT), com o objetivo de identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil.


Para marcar a ocasião, o DIT promoveu um Innovation Business Breakfast, que contou com a mesa redonda na qual membros do Innovation Board da Câmara e convidados discutiram os “Obstáculos e Oportunidades para Inovar no Brasil”.


Um dos principais destaques foi a necessidade da inovação contínua nas empresas de todos os portes. “Sabemos que 81% dos novos empreendedores no Brasil iniciam seus negócios por terem uma ideia inovadora e acreditarem que podem ocupar um lugar no mercado. Falta o desenvolvimento de um mecanismo que torne a inovação um ato contínuo e não fique restrita a essa primeira ideia”, comenta Paulo Ricardo Stark, CEO da Siemens e Vice-Presidente da AHK para o tema Inovação.


Outro ponto considerado de muita importância para que o Brasil avance nessa questão é a redução da burocracia e da carga tributária. “Existem empresas aguardando o reconhecimento de sua patente por 13 anos. Isso desmotiva bastante. A cooperação tecnológica faz com que a inovação avance muito, mas por conta da burocracia e da tributação que enfrentamos no Brasil acabamos perdendo muitas oportunidades e isso gera também uma perda de competitividade”, explica Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.


Foram apresentados, ainda, cases dos ganhadores do Prêmio de 2013, que demonstraram como ter seus projetos reconhecidos pela premiação impactou em seus negócios. “Tivemos um aumento de visibilidade, credibilidade, facilitação da comunicação com áreas de inovação de grandes indústrias, além de ter reforçado o relacionamento com parceiros”, enumera Leonardo Freitas, sócio-fundador e diretor comercial da I Systems Automação Industrial, terceira colocada na primeira edição do prêmio.


 


 O Prêmio


Podem concorrer empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil. As candidatas devem fazer a sua inscrição até o dia 22 de agosto por meio do site www.inobrasilalemanha.com.br. O projeto inscrito será avaliado pelo seu grau de inovação e por aspectos como ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como potencial para patente, entre outros.


Para Sofhia Harbs, diretora do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK-SP, “o Prêmio é uma iniciativa que objetiva aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil, colaborando para o aumento da competitividade da indústria brasileira e fomentando, também, um maior intercâmbio entre os dois países”.


As três primeiras colocadas no Prêmio terão direito a uma avaliação pela Porsche Consulting, envolvendo diagnóstico e consultoria. A grande vencedora terá o direito de indicar um representante para uma viagem internacional à Alemanha, para participação em feira internacional (a ser definida pela AHK-SP de acordo com sua área de atuação).

Difvulgação AHK
Difvulgação AHK