Golf une empresários do Brasil e da Alemanha


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK) promoveu nesta semana a segunda edição da Copa de Golf Brasil-Alemanha. O objetivo principal foi aproximar executivos brasileiros e alemães em torno do esporte, mas também teve um caráter beneficente, com ajuda financeira destinada ao Lar Social Girassol, centro infanto-juvenil que abriga crianças e adolescentes e oferece cursos profissionalizantes certificados pelo SENAI.

A Copa aconteceu no São Paulo Golf Club, na terça-feira (14), e teve a participação de convidados de empresas associadas à Câmara, empresas parceiras, companhias relacionadas aos dois países, apreciadores do esporte e também do piloto Rubens Barrichello. Rubinho, além de integrar uma das equipes que disputou o torneio, foi o mestre de cerimônia do evento.

Depois da repercussão da primeira edição, realizada em 2011, o número de participantes triplicou. “Esta é a segunda Copa Golf. Ano passado tivemos a primeira edição, mais como um teste, e neste ano todos os convidados quiseram jogar porque souberam através de colegas o sucesso que foi. É um evento importante que aproxima a Câmara de seus associados, dos parceiros e de outras empresas que têm ligação com a Alemanha. Acho que ano que vem vamos ter um torneio ainda melhor do que este ano”, comentou Klaus Behrens, Personalidade Brasil-Alemanha 2012 e participante em uma das equipes, sobre a importância do evento.

Marcelo Varella, sócio da EuroGolf, parceira da Câmara na realização da Copa, reforça o caráter de integração da Copa Golf: “O Golf tem essa característica. Por mais que seja um dia competitivo, porque é um torneio, a confraternização impera. É o primeiro evento esportivo da Câmara, uma oportunidade de juntar um pouco dessa colônia alemã com os brasileiros, fazer essa mistura, todos jogarem juntos e terem um dia divertido”.

A competição aconteceu durante a tarde, e à noite foi feita a leitura das pontuações e o anúncio dos vencedores. Em primeiro lugar, ficou a equipe composta por Rodolfo Janeli, Gilson Lima, Osmar Sobrinho e Miguel Calmon. Em segundo, o time liderado por Rubens Barrichello, e, em terceiro, por Klaus Behrens.

Para Rubinho, a Copa de Golf traz alguns significados especiais. “É uma grande iniciativa porque promove uma união. Hoje em dia a gente tem, basicamente, guerra pra tudo quanto é lado com todo tipo de assunto, então essa integração entre Brasil e Alemanha, que já são muito unidos, é sensacional”, afirma o piloto. Além desses aspectos, ele também aponta o esporte como catalisador de networking e negócios. “No campo de Golf é, hoje em dia, onde são feitos os melhores negócios. Trata-se de lazer e também de negócios. Eu que sou um apreciador do esporte e do negócio já fiz muita coisa dentro do campo, venho prestigiar sem dúvida nenhuma”, comentou.

 A Copa de Golf teve o patrocínio de Faber Castell, YKP, Embrase e Bamberg.

Marco Túlio Pereira
Marco Túlio Pereira