Ganhadores do concurso de fotografia viajam à Alemanha

O concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” premiou nesta quinta-feira (26) os seus cinco vencedores. Cada um deles foi o autor da foto melhor avaliada em uma das cinco categorias do projeto: Cultura, Economia, Esporte, Sociedade e Turismo.

A cerimônia de premiação aconteceu no Club Transatlântico, em São Paulo. Em um coquetel para convidados, organizadores e patrocinadores, os ganhadores tiveram a oportunidade de se conhecer, conversar sobre todo o processo do projeto, as fotos e o roteiro da viagem. Cada um deles recebeu um certificado e os cumprimentos dos presentes. Estiveram no evento representantes dos patrocinadores, Allianz Seguros e Mercedes-Benz, e dos organizadores, Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, DZT (Centro de Turismo Alemão) e Club Transatlântico.

No sábado (28), os cinco vencedores viajam para a Alemanha acompanhados de guias do Centro de Turismo Alemão para um roteiro de 10 dias pelas cidades de Frankfurt, Weimar, Stuttgart, Munique, Colônia e Berlim, conhecendo os cinco pontos turísticos retratados nas fotos-base do concurso.

Premiados

Alex Rodrigues Gouvea ganhou na categoria Cultura, com uma foto do monumento ao imigrante alemão da cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, em referência à foto-base original alemã da estátua de Goethe & Schiller, de Weimar. Na categoria Economia, o vencedor foi Lucas Uebel, com um paralelo entre o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. Com uma imagem da recém inaugurada Arena Pernambuco, Hans von Mantteufel foi o campeão da categoria Esporte, em referência ao Allianz Arena, de Munique. Em Sociedade, Léo Pinheiro leva o prêmio pela fotografia da multidão reunida durante as manifestações populares de junho de 2013, em São Paulo, numa interpretação do Carnaval de Colônia, na Alemanha. O famoso Portão de Brandemburgo, em Berlim, foi interpretado com uma imagem do Museu do Ipiranga, em São Paulo, pela vencedora da categoria Turismo, Mercia Alves Silva.

O concurso

De maio a agosto de 2013, o concurso contou com a participação de mais de 800 pessoas de todos os estados brasileiros. Em um site criado para o projeto, foram mais de 3700 fotos cadastradas, que receberam mais de 382 mil votos na primeira fase do projeto. Para a segunda fase, foram classificadas as 50 fotos mais votadas de cada categoria, quando então passaram por avaliação de uma banca julgadora integrada pelo fotógrafo Caio Reisewitz, representantes da Câmara Brasil-Alemanha, do Centro de Turismo Alemão (DZT), do Club Transatlântico e das empresas patrocinadoras Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil. A reunião da banca para a definição dos vencedores foi auditada por Claudio Wagner, da auditoria MGI – Senger Wagner, seguindo os procedimentos e diretivas detalhados no regulamento do projeto. Nas mídias sociais, destaque para a página do concurso no Facebook com mais de 5.200 fãs.

Exposição

Ainda como parte da premiação, será aberta uma exposição fotográfica no mesmo Club Transatlântico com as fotos-base do concurso, as fotos vencedoras e imagens feitas pelos ganhadores durante a viagem à Alemanha. A mostra será inaugurada e ficará aberta ao público de novembro de 2013 a janeiro de 2014.

Cynthia Navarro/AHK-SP
Cynthia Navarro/AHK-SP