“Future Visions – German Weeks” abre em Curitiba

O auditório da Universidade Positivo na capital do estado do Paraná foi palco, na manhã desta terça-feira (17), da abertura oficial da 1ª etapa do “Future Visions German Weeks”, evento integrado por um seminário e uma exposição. Realizado pela Câmara Brasil-Alemanha em parceria com empresas associadas, o seu objetivo é discutir propostas sobre como construir o futuro com tecnologias sustentáveis.

Entre as autoridades que marcaram presença estavam Renato Lima, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Curitiba; Theo van der Loo, presidente e CEO da Bayer do Brasil; Paulo Ricardo Stark, presidente e CEO da Siemens Brasil;  Dr. Egon Feichtner, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen no Brasil; Friedrich Däuble, cônsul geral da República Federal da Alemanha em São Paulo;  Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara Brasil-Alemanha de Curitiba e cônsul honorário da Alemanha em Curitiba  e o Prof. Pio Martins, Reitor da Universidade Positivo.

A proposta do “Future Visions – German Weeks” é reunir diferentes setores da sociedade para discutir temas relacionados à obtenção de um equilíbrio sustentável entre as demandas da população atual e a sobrevivência das gerações futuras. Essa questão, tanto no Brasil, quanto na Alemanha, desperta cada vez mais atenção.

A problemática do aumento da população mundial, a crescente necessidade por energia e alimentos, a prevenção e tratamento de epidemias e a mobilidade nas megalópoles movimentam vários setores da sociedade na procura por soluções. “Estas só virão por meio de inovação e tecnologias sustentáveis”, afirma Hoffrichter, pontuando também que “é preciso incentivar o consumo consciente, rever processos produtivos, utilizar recursos renováveis e reciclar o que for possível.” 

Palestras –  “Future Visions – German Weeks” é integrado por  um seminário e uma exposição.  O seminário está organizado em torno de cinco temas: nutrição e saúde; infraestrutura e energia; inovação; mobilidade e sustentabilidade.

Sérgio Boanada, diretor da Siemens para a área das cidades, atuou esta manhã como moderador do painel sobre Infraestrutura e Energia. Com o tema “Megatendências e o Futuro da Energia”, Boanada intermediou os debates sobre os desafios da energia no País e as tecnologias de ponta disponíveis para este mercado.

No painel sobre Inovação, a Volkswagen do Brasil apresentou a experiência com a tecnologia “Fábrica Digital”. Utilizada por todas as marcas do Grupo Volkswagen, a

“Fábrica Digital”, aplicada com pioneirismo no Brasil, faz uso de 140 softwares que simulam virtualmente os processos produtivos e práticas de operações nas áreas de Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Logística e Engenharia Industrial, antes de serem implementados fisicamente. Por meio da tecnologia, é possível planejar processos mais eficientes, flexíveis e robustos, além de otimizar os existentes, aumentando a competitividade da Volkswagen.

A “Fábrica Digital” também propicia a simulação de escritórios e novas construções prediais. As simulações digitais visam reduzir os investimentos, o prazo de implementação e também maximizar o processo produtivo e logístico, otimizando o tempo de fabricação dos veículos. A tecnologia ainda estuda a ergonomia de postos de trabalho, assegurando as condições ideais para o empregado e gerando maior produtividade e a manutenção da qualidade.

Exposição

Na área expositiva, empresas e instituições apresentam as suas contribuições para os temas em debate. Ao lado do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha, Bayer, Henkel, Siemens, Volkswagen e ZF mostram as suas propostas e soluções.

Em seu estande a Volkswagen do Brasil apresenta sua PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Anhanguera, inaugurada em 2010. A Volkswagen foi a primeira indústria automobilística do Brasil a investir em energia limpa e renovável no País, por meio da PCH, que é uma parceria entre a empresa, a SEBAND e a Pleuston. Localizada no rio Sapucaí Mirim, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará (SP), a PCH Anhanguera gera cerca de 20% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil e já possibilitou que a empresa aumentasse a utilização de energia renovável de 86% para aproximadamente 91%, em 2012.

A PCH Anhanguera recebeu aprovação para a obtenção do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Itinerância

Curitiba é a primeira cidade no Brasil a receber o “Future Visions – German Weeks”.  O evento itinerante seguirá para Porto Alegre (3 e 4 de outubro) e Belo Horizonte (5 e 6 de novembro). Em 2014, será realizado no Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

“Future Visions – German Weeks” é um evento realizado pela Câmara Brasil-Alemanha. Ele integra a programação da Temporada “Alemanha + Brasil 2013 – 2014” (maio de 2013 a maio de 2014), uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e da Confederação da Indústria Alemã – BDI.

Patrícia Klemtz/AHK
Patrícia Klemtz/AHK