Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica direciona tendências do setor para o Brasil

Evento realizado em São Paulo apresenta as tendências e os desafios da mobilidade elétrica no Brasil e traça um paralelo com iniciativas alemãs

3bAconteceu nos dias 19 e 20 de outubro o Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica, evento promovido pelo PROMOB-e, projeto de cooperação técnica para a consolidação da mobilidade elétrica, coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O evento, que contou com a parceria da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, foi realizado no espaço Villa Blue Tree em São Paulo.

A abertura contou com a presença de Rodrigo de Almeida Dias da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEi); Ricardo Guggisberg, Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE); Guilherme Wehb Syrkis, Assessor Especial do Ministro de Minas e Energia; Ricardo Debiazi Zomer, Analista no Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e com a Dra. Annette Windmeisser, Ministra-Conselheira e Chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da República Federal da Alemanha. Em seu discurso, a Dra. Windmeisser chamou atenção para as estratégias do governo alemão, “que estabeleceu o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030”.

_CAR7680
Da esq./dir.: Jeferson Soares, Ricardo Debiazi Zomer, Dr. Jens Giersdorf e Igor Reis de Albuquerque.

O primeiro painel abordou a “Mobilidade Elétrica no Brasil e no mundo – ontem, hoje e amanhã” e contou com a participação de Ricardo Debiazi Zomer, Analista no Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, que falou sobre os planos do governo para a mobilidade elétrica do Brasil. “Hoje estamos definindo e estabelecendo uma nova política industrial para o setor automotivo com o ROTA 2030. Esse programa pretende estabelecer metas de emissões para montadoras, atrair investimentos para o País, criar um grupo de trabalho focado em veículos híbridos e elétricos e criar um Plano Nacional para Desenvolvimento da Eletromobilidade no Brasil”, afirma Zomer.

Dr. Jens Giersdorf, Diretor do projeto PROMOB-e pela GIZ, aproveitou sua participação no painel para apresentar o projeto cujo “objetivo é criar os pré-requisitos para que a mobilidade elétrica seja disseminada aqui no Brasil”. As áreas de atuação do projeto são a criação de estratégias de políticas públicas, normalização e regulamentação para veículos elétricos no Brasil, além da promoção de modelos de negócios para mobilidade elétrica e projetos-pilotos de propulsão eficiente. Em seguida Jeferson Soares, Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), destacou alguns dos desafios da mobilidade elétrica no Brasil e o painel foi encerrado por Igor Reis de Albuquerque, Gerente de Mudanças Climáticas no ICLEI América do Sul.

O segundo painel do dia abordou os “Padrões e Regulamentação” no Brasil, sendo composto por Carlos Alberto Calixto Mattar, Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil e Raul Fernando Beck, Engenheiro Responsável Técnico da Área de Sistemas de Energia no CPqD. Para Beck, as normas são facilitadoras de mudanças e “o principal desafio na regulamentação da mobilidade elétrica é buscar um consenso na padronização única dos plugues de recarga CA e CC, no protocolo de comunicação dos EPs e na plataforma de gestão de billing dos EPs”.

Durante o Fórum foi realizado o lançamento oficial da plataforma online do PROMOB-e, uma ferramenta de informação e integração entre os stakeholders da mobilidade elétrica no Brasil, que pretende trazer conteúdos constantemente atualizadas para o público em geral com funções interativas. Ao final do dia os participantes tiveram a oportunidade de participar de rodadas de networking.

O segundo dia do Fórum de Mobilidade Elétrica foi iniciado com um painel sobre as “Boas ideias implementadas – transporte de carga urbana e passageiros na Alemanha e no Brasil”. Fizeram parte da discussão Jan Ole Hansen, da RWTH Aachen University na Alemanha; Marcio Massakiti Kubo, Coordenador das Linhas de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa VE de Itaipu e Ricardo Rüther, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Os painelistas tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido em suas instituições em prol da mobilidade elétrica no Brasil e na Alemanha, como carros elétricos, ônibus e barcos movidos à energia solar.

1
Carro elétrico da BMW com tecnologia de recarga da Siemens.

A manhã continuou com um painel que abordou as “Possibilidades de financiamento e internacionalização de projetos de Veículos Elétricos”. O painel foi composto por Victor Valente, Coordenador de Projetos no Grupo Bancário KfW; Bernardo Castro, Gerente do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa no BNDES e Karina Bazuchi, da Coordenação de Investimentos Estrangeiros Diretos na Apex-Brasil.

Por fim, o evento foi encerrado com a “Feira de Boas Práticas” que contou com a participação das empresas: ABRAVEi, Bosch, CPFL, Itaipu Binacional, MOBQI, Siemens e UFSC. As empresas puderam apresentar aos visitantes da Feira suas atividades e projetos que colaboram para o avanço do campo da mobilidade elétrica no Brasil.

Fotos: Carlo Ferreri