Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica acontece em São Paulo

CarroElytrico-31_rgbVisando a disseminação do tema Mobilidade Elétrica, o PROMOB-e (Projeto de Sistemas de Propulsão Eficiente, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) promovem o Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro na cidade de São Paulo.

Em 2014, o setor de transportes foi responsável por mais de 17% da totalidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil, o que impacta em desafios ainda maiores quando considerada a poluição direta em grandes centros urbanos. Tendo isso em vista, o País registrou suas iNDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), alinhado ao Acordo de Paris e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas quais se compromete a ter níveis de emissões de GEE 43% menores que as do ano de 2005, em 2030.

No Brasil, já há leis promulgadas que visam o crescimento sustentável de cidades, como a Lei da Mobilidade Urbana e a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A mobilidade elétrica surge então como mais uma eficaz ferramenta para atingir as metas nacionais, uma vez que contribui para o combate às alterações climáticas, para o desenvolvimento de cidades e comunidades mais sustentáveis e para a melhoria da saúde da população urbana.

Por conta disso, a 1ª edição do Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica visa apresentar o cenário nacional e oportunidades bilaterais de negócio na área de mobilidade elétrica, discutir as principais tendências, oportunidades e desafios desse mercado no Brasil e aproximar potenciais parceiros para cooperações entre o Brasil e a Alemanha. O evento conta com diversos painéis, que discutirão temas como a implementação de mobilidade elétrica no Brasil e no mundo, o cenário internacional de transporte urbano e de carga, entre outros.  Os diferentes pontos de vista serão trazidos por representantes do setor privado e público.

O evento conta também com um momento para Matchmaking aberto a todos os inscritos. Na ocasião, os participantes têm a oportunidade de conversar e compartilhar interesses com diversas instituições, a fim de gerar parcerias. Os nomes das instituições participantes serão informados por e-mail nos dias 29 de setembro e 6 de outubro. Nestas duas datas, os participantes poderão indicar com quais instituições desejam se reunir, e no dia 6 de outubro também descobrir quais delas desejam se reunir com eles. A agenda final de reuniões será compartilhada no dia 17 de outubro, dois dias antes do evento. A inscrição para o Matchmaking é automática, ou seja, após se inscrever no Fórum de Mobilidade Elétrica, o interessado estará automaticamente inscrito no Matchmaking.

Adicionalmente, será promovida uma Feira de Boas Práticas. São convidadas para participar desta feira, todas as instituições que já tenham realizado projetos ligados à mobilidade elétrica com foco em transportes coletivos e de cargas urbanas ponto a ponto no Brasil. As instituições interessadas em participar podem se candidatar por meio desse link: http://bit.ly/2w690IE

Serviço:

Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica

Quando? 19 e 20 de outubro, das 9h às 18h

Onde? Espaço Villa Blue Tree (R. Castro Verde, 266/247 – Chácara Santo Antônio)

Para se inscrever, acesse: http://bit.ly/2wY2oiq. As vagas são gratuitas, porém limitadas.

 

Foto: Divulgação Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ)