Fórum Brasil-Alemanha de Biogás


Entre 03 e 04 de setembro, aconteceu o Fórum Brasil-Alemanha de Biogás. Organizado pela Câmara Brasil-Alemanha e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, encarregada pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).


Empresas de diversos setores relacionados à produção e ao aproveitamento de biogás da Alemanha e do Brasil tiveram a oportunidade de se apresentar para um público profissional e fazer contatos. Profissionais da área acadêmica e pesquisadores de ambos os países também foram convidados a contatar empresas e fazer contatos para a pesquisa aplicada. Palestras inovadoras e debates com representantes de entidades públicas e de empresas relevantes forneceram insights sobre a indústria e discutiram os desafios para o desenvolvimento futuro.

Aconteceram também apresentações de especialistas sobre o biogás e a indústria na Alemanha, o potencial do Brasil e de parcerias entre empresas e instituições de ambos países.


Entre as palestras realizadas no primeiro dia, destacou-se a apresentação do DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH Office São Paulo), “Financiamento de estudos de viabilidade para projetos de biogás”. André Aguillar, Gerente de Investimentos detalhou as possibilidades de financiamento para empresas que tenham participação de capital alemão ou europeu.


Um exemplo de projeto financiado pelo DEG foi o Projeto Piloto Biogás, no Kênia. No país a população de baixa renda tem difícil acesso a combustível para fogão. A instituição co-financiou a construção de cinco pequenas plantas de biogás em parceria com a empresa REHAU e Kenyatta University em Nairobi.


O biogás era gerado a partir de esterco e resíduos da agricultura, com uma capacidade de produção de 24 kg. O custo é reduzido, há facilidade de transporte e a população foi treinada para operação das unidades. A previsão é de que o projeto seja replicado em lares de baixa renda. Esse projeto ganhou o Prêmio German Ideas Award 2014, na categoria Meio Ambiente.


Em 08 de setembro será inaugurada uma usina de biogás financiada pelo DEG em Pomerode (SC) com tecnologia de origem alemã.  

Outro diferencial do evento foram os matchmakings, mais de 60 reuniões entre participantes brasileiros e representantes alemães, visando troca de informações, discussão de projetos e formação de parcerias.

Divulgação AHK
Divulgação AHK