Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo recebe Marcos Lisboa para discutir Reforma Tributária

Nesta quinta-feira (24), Marcos Lisboa, Presidente do Insper, foi o convidado especial de uma reunião-almoço na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

O economista palestrou sobre o cenário econômico brasileiro e a reforma tributária a uma plateia de aproximadamente 70 pessoas, composta pela Presidência e Diretoria da Câmara. “É fácil falar sobre onde se quer chegar. Agora nosso desafio é debater como chegaremos lá”, afirmou.

Para o especialista, é animador ver que o empresariado alemão no Brasil está aberto a discutir o tema e entende a importância da informação. “Vejo como necessária a atitude de pensar no País e não apenas nos próprios negócios”,  complementou.

Lisboa criticou a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), exemplificando sua ineficiência com base na experiência internacional, e comentou a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas saídas internas de mercadorias que compõem a cesta básica.

Questionado sobre os impactos da Reforma da Previdência para a economia nacional, Lisboa declarou que a aprovação da medida não pode ser vista como a solução para a economia nacional. “A previdência não resolve o problema, apenas reduz a sua piora. Não há economia de recursos públicos, essa reforma apenas faz com que os gastos com a previdência cresçam mais lentamente”, disse.

Com um discurso bastante realista, Lisboa fez questão de ressaltar que rejeita o título de economista pessimista. “Me considero um economista inacreditavelmente otimista, ao ponto de acreditar realmente que o Brasil pode melhorar, pode crescer”, concluiu.