Evento quer fomentar energia heliotérmica

A Câmara Brasil-Alemanha realiza no Club Transatlântico, em São Paulo, na próxima terça (18) e quarta-feira (19), o “Dia da Indústria Alemã de Energia Solar Heliotérmica (HLT)”. O evento, promovido em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) por meio do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), tem o objetivo de fornecer informações e fomentar ideias sobre a tecnologia de energia solar heliotérmica e sua aplicação na indústria.

Empresas da cadeia de valor da Alemanha e do Brasil estarão em contato com players diversos para apresentação de tecnologias, rodada de negócios, troca de informações, além de discussão de projetos e parcerias. Cientistas convidados também estarão presentes envolvendo a pesquisa orientada nos cenários de aplicação industrial.

A promissora tecnologia no Brasil é tema de palestras e debates com representantes de empresas, entidades públicas e instituições de pesquisa. Serão oferecidos ainda workshops de especialistas alemães sobre a indústria HLT na Alemanha, os potenciais de projetos no Brasil e casos de parceria entre os dois países. “Este é um evento de extrema importância para o amadurecimento desse tipo de tecnologia no Brasil. Devemos levar em consideração que a área com a menor irradiação solar no sul do Brasil se encontra até 20% mais irradiada do que a área mais irradiada da Alemanha. Isso nos mostra claramente que o potencial brasileiro é grande, porém ainda não muito explorado” comenta Daniely Andrade, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Duas iniciativas promovidas pelos governos alemão e brasileiro chancelam o evento. A “Iniciativa Alemã de Tecnologia e Clima” (DKTI, na sigla original) é a contribuição do país europeu para o financiamento de tecnologias destinadas a combater as mudanças climáticas. Já a iniciativa “Unidades Solar Térmicas para Geração de Eletricidade” destina-se ao fomento das tecnologias de concentração de energia solar (CSP, na sigla em inglês), como um programa de política de inovação no Brasil. Ambas, no contexto da produção de energia, buscam soluções para melhoria de eficiência energética e sustentabilidade. “Temos no Brasil um sistema piloto com capacidade de 1MW, que está em fase de planejamento e construção na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco. Esperamos abrir a discussão para o desenvolvimento futuro deste tipo de tecnologia entre empresas e pesquisadores com este evento”, explica Daniely.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas através do telefone (11) 5187-5148, do e-mail mambiente@ahkbrasil.com ou do site www.ahkbrasil.com. O Club Transatlântico fica na Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Há estacionamento no local (R$14,00 até 2h de permanência. R$3,00 por hora adicional).

O programa completo do seminário está disponível no site www.ahkbrasil.com, na área de Eventos.