Evento expõe cases e projetos alemães inovadores


No dia 16 de junho, quando aconteceu o primeiro jogo da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil, o Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-SP) realizou o evento “Tecnologias Alemãs na Copa do Brasil” com palestras com cases e projetos relacionados à Copa do Mundo 2014.


A Adidas, responsável pela bola utilizada nos jogos, mostrou as novas tecnologias da bola do Mundial e o design que incorporou detalhes da cultura brasileira. A Bayer, em parceria com a Adidas, também se envolveu no desenvolvimento da Brazuca e das chuteiras dos jogadores, além de ter contribuído com tecnologias para a cobertura de alguns estádios da competição.


Outra alemã, a Siemens explicou sobre tecnologias presentes nos estádios como software de segurança no acesso, detecção de incêndios, automação predial, monitoramento e controle de fontes energéticas, água, ar condicionado e luzes.


A Schlaich, Bergermann und Partner apresentou o trabalho realizado no teto do estádio do Maracanã (RJ) e a preocupação em manter a identidade do estádio. Os estádios de Belo Horizonte e a Arena Amazônia, onde o design do teto foi inspirado na natureza local, também foram cases apresentados. O estádio do Maracanã também foi alvo da palestra da Wisy, que expôs a tecnologia de aproveitamento de água da chuva utilizada no local.


Outros estádios da Copa do Mundo que foram abordados nas palestras foram a Arena São Paulo, que teve estrutura especial de metal da Werner Sobek e o Fonte Nova (BA), onde aconteceu o jogo Alemanha x Portugal, em que a Schulitz foi responsável pelo teto, parecido com o do estádio de Hannover.


Depois das apresentações houve um working lunch com rodada de chopp alemão e todos vibraram com a vitória da Alemanha contra o time de Portugal. Aconteceu também um leilão de duas camisas oficiais: uma da Alemanha, doada pela Adidas e autografada pelo time, e uma do Brasil, doada por Werner Heuck e assinada pelo técnico Felipão. O valor arrecadado será doado para o Lar Social Girassol, uma entidade vinculada à Sociedade Beneficente Alemã.

Divulgação AHK SP
Divulgação AHK SP