Evento descortina o futuro sustentável

Mais de 700 participantes assistiram às palestras realizadas nos dias 5 e 6 de novembro na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, na terceira etapa da “Future Visions – German Weeks” – evento que reúne especialistas, acadêmicos, pesquisadores e empresários para discutir propostas sobre como construir o futuro com tecnologias sustentáveis.  “Future Visions – German Weeks” é um evento itinerante integrado por um seminário e uma exposição, cuja realização em Belo Horizonte foi uma parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha, empresas associadas, e o Governo de Minas. Faz parte da programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

O seminário foi organizado em torno dos temas: nutrição e saúde; infraestrutura e energia; inovação; mobilidade e sustentabilidade. Empresários, professores universitários e pesquisadores apresentaram, em diversas palestras, sua visão sobre temas como “Megatendências e o Futuro da Energia”, “Saúde para 200 milhões de brasileiros”, “Sustentabilidade na Indústria Automobilística” e “Inovação para um mundo mais sustentável”. Outros painéis debateram questões relacionadas ao incentivo ao desenvolvimento de oportunidades de negócios em Minas Gerais, além de programas de estudo e pesquisa na Alemanha. Dentre as autoridades presentes no evento, estiveram Michael Leibrandt, do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi), Gustavo Magalhães, secretário geral do Governo de Minas Gerais, e Dorothea Werneck, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

O evento contou, ainda, com o Caminhão da Eficiência Energética da Siemens, uma completa estrutura de soluções e tecnologias da companhia voltadas à redução do consumo da energia elétrica em grandes indústrias, além de estandes com exposição de tecnologias e ideias da própria Siemens, da Volkswagen e do German Mittelstand.

Belo Horizonte foi a terceira cidade no Brasil a receber a “Future Visions – German Weeks”.  A primeira foi Curitiba (17 e 18 de setembro) e a segunda Porto Alegre (3 e 4 de outubro). Na etapa mineira, participaram como embaixadoras as companhias alemãs Bayer, Henkel, Siemens e Volkswagen, e como apoiadores regionais a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Associação Comercial de Minas (AC Minas), a CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) e o Instituto Sustentar.

Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo