Evento debate imigração de mão de obra qualificada

A Câmara Brasil-Alemanha realizou, na quarta-feira (5), o Seminário “Imigração: Novos Procedimentos e Pesquisa de Avaliação”, no escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, em São Paulo.

O evento teve início com a palestra de Fernando Kawai, advogado e sócio da EMDOC, consultoria especializada em serviços de mobilidade global, que falou sobre “Atratividade, Facilidade no Processo Imigratório e Intercâmbio de Talentos: Objetivos da Pesquisa Inédita de Imigração no Brasil e Exterior”.

A EMDOC realiza, a pedido da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), uma pesquisa com o objetivo de identificar os entraves encontrados pelas empresas ao contratarem imigrantes para trabalhar no País, com focos nos procedimentos para um estrangeiro trabalhar no Brasil, e na atratividade do País.

De acordo com Kawai, o levantamento visa identificar, de um lado, as etapas mais problemáticas no procedimento de obtenção de visto de trabalho no Brasil e quais são os gargalos nessas etapas; e de outro, quais os principais fatores que influenciam a decisão de um estrangeiro aceitar um trabalho no Brasil.

Os questionários serão aplicados a cerca de 800 empresas entre fevereiro e maio. Em junho, será elaborado um relatório, e em agosto serão apresentados os resultados.

O segundo momento do seminário tratou do sistema Migranteweb, o Sistema de Gestão e Controle de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O auditor e coordenador de Imigração do MTE, Aldo Cândido Costa Filho, e o técnico do ministério André Nardoni falaram sobre o sistema, sobre os novos procedimentos para autorização de trabalho de estrangeiros no Brasil e esclareceram dúvidas dos presentes.

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP