Evento de imigração também aborda política


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – em parceria com a EMDOC, John Richard, PwC e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados – realizou nesta semana (26) o evento Perspectivas & Diálogo Aberto entre Sociedade Empresarial e Autoridades Imigratórias, primeira edição do ano do ciclo de seminários Mão de Obra Estrangeira. O encontro aconteceu no auditório do Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, em São Paulo.


Em um primeiro momento, a programação contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Wahrendorf Caldas, da Universidade de Brasília (UnB), que falou sobre o atual cenário político brasileiro e as perspectivas econômicas para o País. Em seguida, foi aberto um momento de diálogo entre as empresas presentes e as autoridades Dr. Aldo Cândido Costa Filho e Dr. Luiz Alberto M. dos Santos, ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.


Caldas dividiu sua palestra em três pontos principais: tendências políticas, tendências econômicas e cenários para 2015-2018, passando pela trajetória de alguns partidos mais expressivos e enfatizando que as eleições do ano passado contaram com uma participação baixa da sociedade brasileira: apenas 73% dos votos foram válidos. Considerando abstenções, nulos e brancos, cerca de 30% dos votos foram perdidos.


Além disso, apontou que o momento foi bastante movimentado e inesperado, com a morte dramática do então candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e, consequentemente, com a ascensão da candidata Marina Silva. O professor da UnB ainda reiterou o fato de que, atualmente, o Brasil enfrenta uma situação semelhante aos Estados Unidos, onde alguns estados têm tradicionalmente uma identidade partidária fixa (democratas, republicanos etc).


Em relação à campanha eleitoral mais recente, Caldas apontou que as pesquisas erraram muito, devido, em grande parte, às pequenas amostras (em torno de 2.000 pessoas), que muitas vezes são “desviadas”. Os institutos de pesquisa, ao invés de fazerem uma análise mais detalhada e se concentrarem em centros que realmente representem o eleitor, se contentam em colher dados de cidades médias, o que acaba não refletindo com fidelidade a realidade. Em outros casos, há a tentativa de “corrigir” a amostra, aumentando o número de pessoas que respondem as pesquisas, mas, mesmo assim, focam apenas em pontos de fluxo (rodoviárias, aeroportos etc.) e acabam novamente não representando a realidade do eleitor brasileiro como um todo.


Já em relação ao cenário da economia, a tendência de redução do desemprego presente no final do ano passado (em torno de 5%) foi revertida, principalmente a partir de janeiro deste ano, devido ao impacto das demissões que ocorreram de forma concentrada em alguns setores e cidades. Caldas afirmou também que é possível observar um aumento da dificuldade em encontrar emprego.


Porém, a taxa de desocupados – pessoas sem trabalho e que não estão procurando uma ocupação – diminuiu no ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo em vista que algumas pessoas que não trabalhavam acabaram voltando para o mercado de trabalho, em função da renda real que não acompanhou o aumento da inflação. Nos últimos três meses do ano passado, o Brasil tinha 92,9 milhões de pessoas ocupadas, comparado a 92,3 milhões no 3º trimestre de 2014 e 91,9 milhões no 4º trimestre de 2013.


Após a palestra, o seminário foi conduzido para um diálogo aberto entre as autoridades imigratórias, Dr. Aldo Cândido Costa e Filho e Dr. Luiz Alberto M. dos Santos, do Ministério do Trabalho e Emprego e a sociedade empresarial presente. A mesa redonda foi intermediada por Dario Rabay, sócio da Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados.


A conversa destacou novas medidas adotadas pelo ministério e solucionou dúvidas técnicas trazidas pelas empresas parceiras do evento e feitas pela plateia. Costa e Filho e Santos discutiram acerca da concessão de benefícios a estrangeiros com visto técnico, responderam também perguntas sobre o sistema de envio das autorizações de trabalho e foram complementados com algumas dicas e sugestões jurídicas de Rabay.


Ao final do evento, foi sorteada pela John Richard uma cafeteira Nespresso. 

AHK -SP/ Christian Forster
AHK -SP/ Christian Forster