Eurocâmaras lança manifesto de apoio à Reforma da Previdência

Foto: AHK São Paulo / Renata Stoppa

Na última quinta-feira (9), a Eurocâmaras, a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Países da União Europeia no Brasil, promoveu um evento em celebração ao Dia da Europa ou Dia da União Europeia.

Em seu discurso de abertura, Philipp Schiemer, Presidente da Eurocâmaras, da Câmara Brasil-Alemanha e da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, lembrou que a Europa é o maior parceiro comercial do Brasil. “Temos como objetivo articular os interesses econômicos e comerciais das empresas europeias no Brasil e efetivar a diplomacia econômica promovida pela Comunidade Europeia. Nossa instituição ajuda a aumentar o valor agregado à economia brasileira e a gerar empregos de qualidade, à medida em que conecta tecnologia e know-how europeus com as necessidades das cadeias de valor do Brasil”, afirmou.

Durante o evento foi apresentado ainda o manifesto do empresariado europeu em apoio à Reforma da Previdência, endereçada ao Presidente Jair Bolsonaro. “A comunidade empresarial europeia tem a certeza de que essa reforma é fundamental para que o Brasil volte a crescer, se torne mais competitivo e gere mais empregos. As nossas empresas estão investindo em novas tecnologias, melhores ambientes de trabalho e formação de novos talentos. Isso precisa acontecer hoje, e não amanhã”, declarou.

Em entrevista exclusiva ao jornal Valor Econômico, Philipp Schiemer e Sandrine Ferdane, Presidente da CCI França-Brasil, falaram sobre o apoio do empresariado europeu à Reforma da Previdência. Clique aqui para ler a entrevista.

Clique aqui para ler o documento enviado ao Presidente Jair Bolsonaro.

Via vídeo, Claudia Gintersdorfer, Chefe de Delegação em exercício da Delegação da União Europeia no Brasil, parabenizou os presentes no evento e comentou as perspectivas de cooperação entre o Brasil e a Europa. Em seguida, Guilherme Donega, Consultor da Transparência Internacional no Brasil, apresentou um panorama da atuação da organização e a percepção da corrupção no Brasil.

A entidade representa cerca de 5.000 empresas e indústrias europeias baseadas no Brasil, que destinam 45% de seus investimentos na América Latina para o País e geram mais de 1 milhão de empregos diretos. Adicionalmente, há de se mencionar que o Brasil é o terceiro maior destino de investimentos diretos da União Europeia.

O evento contou também com o lançamento do anuário 2019: “EUROPA: O MAIOR PARCEIRO DO BRASIL – Investimentos, Comércio, Arbitragem, Contatos, Dados”.

A publicação traz informações sobre a importante ponte bilateral e as principais reflexões e preocupações para os novos alinhamentos entre a Europa e o Brasil, entre elas Transparência internacional e o combate à corrupção; novas regras para a imigração laboral no Brasil; direitos de Propriedade intelectual no Brasil; participação estrangeira em licitações; Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira e sua sinergia com o regulamento europeu.