Eurocâmaras e Club Transatlântico realizam evento com Henrique Meirelles

3d44efd5-6c2b-475e-af4a-a2b0994862dd“Eu diria o seguinte: eu não sou um candidato do mercado. Eu sou o candidato da modernidade, do avanço, contra o atraso. Isso é a minha proposta, reformar e modernizar o Brasil.” Com esta fala Henrique Meirelles, Ex-Ministro da Fazenda e pré-candidato à Presidência da República pelo MDB, encerrou a sua participou ontem (25.04.18) no evento “O Brasil do Futuro – Reformas e Desenvolvimento”, organizado pelo Club Transatlântico e a Eurocâmaras. A reunião-almoço foi o encontro inaugural da série “Eleições 2018”, que tem o objetivo de criar uma plataforma de troca de ideias e comunicação entre os pré-candidatos à Presidência da República e o empresariado europeu. 

O evento, que contou com uma plateia de 130 empresários de empresas associadas às Câmaras Europeias representadas no Brasil (Eurocâmaras) foi realizado nas dependências do Club Transatlântico, tradicional clube de negócios da comunidade alemã. O almoço foi inaugurado pela fala de abertura da mesa diretora, da qual participaram: Oskar Kedor, Presidente do Club Transatlântico; Ingo Plöger, Presidente do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL); Sandrine Ferdane, Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e Presidente do BNP Paribas; David Diaz, Vice-Presidente da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil e Presidente da Arteris e Philipp Schiemer, Vice-Presidente da Eurocâmaras e da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente da Mercedes-Benz Brasil.

WhatsApp Image 2018-04-26 at 17.26.38Após a abertura, Henrique Meirelles, conduziu uma palestra sobre o cenário econômico do Brasil e as suas projeções para o futuro. O pré-candidato comentou a melhora da economia, a queda da inflação e o aumento da taxa da população ocupada, números estes que considera resultados de seu trabalho à frente do Ministério da Fazenda. Meirelles reafirmou ainda a importância da agenda de reformas e a necessidade de desburocratização do País.

Ao final do evento, Phillip Schiemer, em nome da Câmara Brasil-Alemanha e como responsável pelo comitê de Relações Governamentais e Institucionais da mesma instituição, entregou a Meirelles propostas e sugestões elaboradas pela indústria alemã para que sejam levadas em consideração durante o mandato do próximo Presidente eleito. Entre as propostas destacam-se a recomendação de retomadas das negociações do acordo de bitributação entre o Brasil e a Alemanha, bem como o fechamento de um Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Para acessar o arquivo completo clique aqui!

WhatsApp Image 2018-04-26 at 17.26.45Para Schiemer o País precisa virar a página e a próxima eleição é a oportunidade para isso. “Em nome da Câmara Brasil-Alemanha e representando a Eurocâmaras, acredito que esta série de eventos vem ao encontro das nossas necessidades de compreender, comunicar e discutir o rumo do Brasil segundo as propostas dos pré-candidatos. As empresas europeias no Brasil são juntas o maior parceiro comercial do Brasil e queremos ajudar a criar mais oportunidades no País”, explica o executivo.

Durante a coletiva de imprensa, Henrique Meirelles ainda afirmou que apoiará o candidato escolhido pelo seu partido e se mantém otimista em relação a possibilidade de concorrer à Presidência, baseado nos resultados positivos das pesquisas qualitativas que foram realizadas.

Foto: AHK-SP