Empresas alemãs visitam Natal e Porto Alegre


Uma delegação integrada por representantes de 16 empresas alemãs participará, nessa semana, de rodadas de negócios com empresários brasileiros, nas capitais Natal (RN) (25) e Porto Alegre (RS) (24). Os encontros são organizados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-Brasil), e o grupo retornará à Alemanha no próximo dia 27.



Chefiada pela ministra da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial do estado alemão Renânia-Palatinado, Eveline Lemke, a comitiva representa empresas atuantes em setores como segurança, saneamento, produtos químicos, equipamentos industriais, engenharia, pesquisa e consultoria,  distribuição de produtos, energia solar e bombas.



Assim como a executiva, as empresas representadas também vêm da Renânia-Palatinado. Essa é uma região conhecida por sua contribuição para as indústrias química, automobilística, metalúrgica, de máquinas e equipamentos, alimentícia e papeleira, editorial e gráfica. O setor vinícola do estado também se destaca e atrai apaixonados pela bebida de todo o mundo para a Rota do Vinho, que tem 85 km de extensão.



“A viagem da delegação inclui também uma passagem pela capital argentina, Buenos Aires. Na América Latina, estes empresários alemães procuram parceiros para distribuição de produtos, para formação de joint ventures, representantes comerciais e transferência de know-how”, diz o diretor do Departamento de Comércio Exterior e Feiras da AHK-Brasil, Ricardo Castanho.



As rodadas de negócios permitem uma aproximação direta e pessoal entre empresários com interesses e perfis em comum. “Os encontros são acompanhados por intérpretes e representantes da Câmara Brasil-Alemanha e funcionam como um eficiente meio de comunicação entre empresas que pretendem expandir seus negócios para ambos os países”, explica Castanho.



Relações Brasil e Renânia-Palatinado



Desde 2009, o Brasil recebe pelo menos uma visita por ano de delegação empresarial da Renânia-Palatinado. Esta é a segunda vez que uma comitiva do estado alemão passa por Natal. “A capital potiguar se destaca pelo seu distrito industrial, que puxa a economia do Rio Grande do Norte e naturalmente agrega parceiros em potencial para empresas alemãs dos setores de engenharia em geral”, afirma o diretor da AHK-Brasil.



Porto Alegre, cidade-irmã de Natal, também é considerada pela delegação como outro importante mercado no Brasil. A economia da região é baseada, sobretudo, na produção rural e industrial. “De acordo com o perfil atual de comércio entre Brasil e Renânia-Palatinado, Natal e Porto Alegre são cidades estratégicas para as empresas alemãs se consolidarem com parcerias em todo o País”, explica Castanho. Entre os itens mais exportados da Renânia-Palatinado para o Brasil estão os produtos químicos e farmacêuticos, os veículos especiais de transporte, os papéis especiais e as autopeças. Já o estado alemão importa do Brasil, principalmente, matérias-primas escassas na Alemanha e abundantes no Nordeste brasileiro, como frutas, sucos, alimentos em conservas, óleos e gorduras vegetais, tabaco, madeira em lâminas, minério de ferro e minerais.



Segundo o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) as exportações da Renânia-Palatinado para o Brasil cresceram 37,7% entre 2009 e 2011, tendo atingido o valor de US$ 629 milhões no ano passado. As importações de produtos brasileiros pelo estado alemão, por sua vez, cresceram 12,9% no mesmo período e chegaram à marca de US$ 550 milhões em 2011. “A Câmara Brasil-Alemanha tem atuado para estreitar as relações comerciais entre o estado alemão e o Brasil. O escritório da AHK Brasil na Alemanha, localizado em Frankfurt, tem atendido a demandas solicitadas por empresas do estado alemão que estudam oportunidades de negócios no Brasil”, diz Castanho, enfatizando que a vinda da delegação é resultado da organização de tais demandas.

Divulgação Prefeituras de Natal e Porto Alegre
Divulgação Prefeituras de Natal e Porto Alegre