Empresas alemãs investem na orientação profissional de jovens do ensino médio

O ensino médio é um período marcado por muita indecisão. Talvez pelo distanciamento do mercado de trabalho ou ainda por falta de conhecimento das atividades diárias de cada profissional, o estudante pode se sentir confuso diante da infinidade de possibilidades que o aguardam no futuro profissional.

Visando amenizar essa preocupação dos jovens em relação ao futuro profissional, a Câmara Brasil-Alemanha, em parceria com os Colégios Visconde de Porto Seguro e Humboldt, busca proporcionar uma aproximação entre alunos do ensino médio e empresas alemãs líderes de seus segmentos. Esse encontro tem como objetivo oferecer insights que servem de inspiração aos jovens na escolha de suas futuras carreiras por meio do contato com empresas alemãs e seus profissionais.

A FEASP representa esse canal de interação, permitindo que os alunos entrem em contato com profissionais, universidades e empresas alemãs por meio de palestras e workshops sobre diversas áreas de atuação. Todos os anos, a feira de orientação profissional reúne centenas de estudantes do ensino médio das principais escolas alemãs localizadas em São Paulo e região.

Profissionais de diferentes áreas, como logística, finanças, marketing, gestão de riscos e startups, pontuam a importância do domínio do idioma alemão e o dia a dia de trabalho em uma empresa multinacional alemã. Durante o evento, os jovens também podem buscar informações sobre graduação no exterior e oportunidades de trabalho em instituições alemãs.

“Os jovens buscam cada vez mais oportunidades de trabalho em empresas em que a atuação se enquadre em seus propósitos de vida e ideais. E a FEASP se apresenta como uma excelente plataforma para se aproximar deste público, compreender os interesses e ao mesmo tempo expor a cultura organizacional da empresa”, explica Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha.

A plataforma se mostra muito valiosa não apenas para os alunos participantes. “As empresas conhecem mais sobre as novas gerações facilitando assim a comunicação e aproximação com este público tão importante, que futuramente estará no mercado de trabalho. Entendo este evento com uma relação ganha-ganha”, conclui.

A edição de 2018 conta com estandes de empresas como Faber-Castell, Festo, Lanxess, Allianz Seguros, Bayer, Bertelsmann, Bosch, Deutsche Bank, Figwal, HDI Seguros, HTB, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Pinheiro Neto, Ritall, Senator Turismo, entre outros.

A feira será realizada no Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Morumbi, no dia 24.08 das 07h00 às 13h30. Além dos colégios organizadores, também contaremos com a presença do Humboldt Formação Profissional Dual, Colégio Benjamin Constant, Escola Suíço-Brasileira, Colégio Imperatriz Leopoldina, Escola Waldorf Rudolf Steiner, entre outros.

Foto: Divulgação AHK