Empresários alemães buscam cooperação

Buscar parcerias em energias renováveis e tecnologias ambientais, nas indústrias portuária e de óleo e gás, bem como fomentar a troca de know how no campo educacional são alguns dos objetivos de uma delegação de políticos e empresários do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, localizado no Nordeste da Alemanha, que permanece esta semana no Brasil.


O ministro da Economia, Trabalho e Turismo desse Estado alemão, Jürgen Seidel, destaca que de concreto já existe uma parceria que deve ser firmada, ainda esta semana, entre a Universidade de Blumenau, a Ernst-Moritz-Arndt-Universität e a Fachhochschule Neubrandenburg. “O Brasil é um mercado econômico em expansão. Algumas empresas de diferentes setores e entidades educacionais de nossa região já estabeleceram contatos e, o que queremos, é que parcerias de longo prazo sejam desenvolvidas”, afirma.


O Grupo de 25 empresários veio acompanhado por uma delegação política e por representantes da Câmara de Comércio de Neubrandenburg. Na agenda estão previstas visitas a entidades e empresas nas cidades de São Paulo, Florianópolis, Blumenau e Pomerode.


O político acredita que as relações históricas poderão ajudar no relacionamento econômico entre o Brasil e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Santa Catarina, especialmente Pomerode, recebeu imigrantes desse Estado alemão no século 19. “Muitos moradores ainda falam um alemão pomeraneo, o que se apresenta como uma boa base para a cooperação”.


Comércio


 De acordo com o ministro Seidel, a localidade não possui grandes grupos econômicos e tem aprendido a se diferenciar nos nichos nos quais atua. Entre os principais ramos, ele lembra, estão o turismo, a energia, a construção naval, a indústria de gêneros alimentícios e de comestíveis finos e, ainda, as indústrias de máquinas e de materiais de construção.


O Brasil responde por cerca de 1% do total do comércio exterior com essa localidade. No País já estão presentes duas empresas originadas de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A companhia Archea ME-LE Biogás do Brasil, inaugurada recentemente em Blumenau, e uma representação da Gerüstbau-SHD Müggenburg GmbH. “Estamos atentos ao desenvolvimento brasileiro e às oportunidades que possam surgir”, ressalta o político.

Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha
Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha