Educanpei finaliza 2ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia com sucesso

Após a repercussão positiva obtida em 2016 na 1ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação em Tecnologia, a 2ª edição, promovida pelo Educanpei e pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK), aconteceu entre os meses de abril e novembro de 2017, na Câmara Brasil-Alemanha, em São Paulo, SP.

O Ciclo contou com sete módulos independentes, criados a partir das grades curriculares dos principais cursos de pós-graduação em inovação do Brasil, com os respectivos temas: Gestão da Inovação, Megatendência e Desenvolvimento de Cenários, Geração de Ideias e Modelagem de Negócios, Mapas de Rotas Tecnológicas para Planejar P,D&I – Roadmap, Desenvolvimento da Cultura de Inovação, Corporate Ventures, e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

Com carga horária de 88 horas, o ciclo ofereceu conteúdos específicos e importantes para o meio empresarial, e contou com respeitáveis executivos convidados, como José Borges (Siemens), José Velloso (Bosch) e diversos outros.

Através das apresentações de cases, aplicações de conceitos, workshops, exercícios práticos, e, principalmente, da presença dos executivos convidados, os participantes puderam se aproximar, ainda mais, do mercado em razão da troca de experiências realizada, além de capacitarem-se em diferentes processos, técnicas e ferramentas.

Estiveram presentes nessa segunda edição representantes de empresas e instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a BASF, o Grupo Cipatex, a Produtos Químicos Guaçu, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), que cederam depoimentos à Anpei relatando como aconteceram suas participações e quais foram suas percepções acerca de todo o Ciclo.

Lisandra Santos - CNPqLisandra Santos – Analista em Ciência e Tecnologia do CNPq

“Minha participação na 2ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia teve como objetivo ampliar meu conhecimento no assunto, no sentido de apoiar a gestão de programas importantes na área de inovação. Além disso, foi ótimo estabelecer contato com representantes de diversas instituições. Em 2018, espero participar de outros eventos promovidos pela Anpei, em especial através de minha participação em algum dos comitês temáticos”.

José Renato - Produtos Químicos Guaçu

José Renato Lanzi Martini – Gerente de Projetos de P&D na Produtos Químicos Guaçu

“Participei do Ciclo de Capacitação durante o ano de 2017 e o que me surpreendeu foi, além da excelente organização, a alta capacitação dos instrutores que, em sua totalidade, tem expressiva atuação e experiência nos temas abordados, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Outro ponto positivo foi a diversidade da turma, que contemplava profissionais de variados segmentos, fornecendo insights e o compartilhamento de experiências de outras áreas, tornando o aprendizado ainda mais proveitoso. De forma geral, pude ter contato com assuntos atuais e obtive conhecimentos bastante relevantes para a minha atuação profissional”.

Rafaela Tamer – Analista de inovação no Grupo Cipatex

“É sempre ótimo utilizar o nosso tempo para aprender coisas novas e que agreguem valor na nossa vida. Participar do Ciclo de Capacitação em Inovação foi muito importante e preencheu todos esses aspectos, pelas diversas opções de temas e alta qualidade. Foi enriquecedor profissionalmente, em especial, porque os cursos elucidaram muito claramente temas que abordo para a construção do nosso Escritório de Inovação aqui na empresa, fomentando sempre a cultura dos colaboradores para o incentivo à inovação. Além disso, estávamos sempre antenados com o que acontecia no mundo, uma vez que os temas eram bem atuais e fazíamos diversas dinâmicas para aprender melhor o conteúdo e entendê-lo na prática”.

Juliana Khalili - FAPEAL

Juliana Khalili – Coordenadora de projetos especiais e inovação da FAPEAL

“Ter participado, juntamente com alguns membros da minha equipe, do 2º Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia foi extremamente enriquecedor. Além dos valiosos conhecimentos adquiridos nos diversos módulos, como gestão da inovação, mapas de rotas tecnológicas e elaboração de projetos para captação de recursos, a possibilidade de se associar a uma rede formada por outros gestores e empresários, que também participaram do Ciclo, abre muitas oportunidades para o meu Estado, uma vez que parcerias estão sendo firmadas para o desenvolvimento local”.

José Geraldo - ITEPJosé Geraldo Pimentel Neto – Subgerente em inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP

“O Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia ficou acima das minhas expectativas. Identifiquei nos cursos que participei uma oportunidade de complementar minha formação acadêmica e minha experiência profissional no Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Isso me possibilitou ser um profissional mais assertivo e preparado para o entendimento sobre inovação e tecnologia no mercado”.

 

 Renata Alves - BASF -Renata Sinato Alves – Customer & Market Focus BASF

“Gostei muito dos módulos do Ciclo, principalmente Introdução à Inovação, Design Thinking e Corporate Venture, devido aos palestrantes, que são profissionais muito inspiradores e que traduziram muito bem a teoria para a prática. Com todos os exemplos práticos e atividades, conseguimos replicar os conceitos à vida real”.

Os interessados em participar da 3º Edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia promovido pela Anpei e a AHK, em 2018, podem entrar em contato com Fernando Gonçalves pelo e-mail fernando@anpei.org.br . Programe-se e participe!

Confira as empresas participantes e mais fotos do Ciclo: http://bit.ly/2AwKnIa