Ecogerma discute gestão de resíduos sólidos

O segundo dia do Congresso Ecogerma, que aconteceu nesta quinta-feira (27), abordou o Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, elaborado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). A apresentação foi dada por Adriana Ziemer Garcia Ferreira, coordenadora do Departamento Técnico da associação, e integrou o painel de gestão de resíduos do congresso.

De acordo com a apresentação, desde o ano de 2006 a população no Brasil passou a ser 50% urbana, o que contribuiu para o aumento da quantidade de resíduos sólidos gerados nas cidades. De 2011 para 2012 houve um crescimento de 1,3% no volume de resíduos gerados, para um total de aproximadamente 63 milhões de toneladas. O consumo por habitante, dentro deste mesmo período, cresceu em 0,4%, registrando cerca de 380 kg no ano passado.

O Panorama revela uma estreita correlação entre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e a geração de resíduos: de 2003 a 2012 o PIB per capita aumentou 20,8%, seguido proporcionalmente pela geração de resíduos por habitante, que cresceu 21%.

Na apresentação foi apontado que 58% desses resíduos gerados dentro do cenário urbano têm um destino adequado (aterros sanitários) e 42% têm um destino inadequado (aterros controlados e lixões). Segundo a ABRELPE, mais de 2.000 cidades brasileiras não possuem nenhuma iniciativa para a coleta seletiva.

Sendo assim, apontou-se os desafios enfrentados no setor, como o aumento da população e do volume de resíduos gerados, o consumo que abriga uma quantidade de novos materiais no mercado, novas combinações químicas, produtos menos duráveis e uma maior quantidade de materiais descartáveis.

Outra grande dificuldade é o manejo de diferentes tipos e classes de resíduos para um País que, segundo a coordenadora, não possui uma cultura de separação do lixo.

Para mais informações, acesse: http://www.abrelpe.org.br/index.cfm

O Congresso Ecogerma 2013 que aconteceu nestas quarta (26) e quinta-feira (27), no Club Transatlântico, em São Paulo, teve como tema “Experiências Brasil-Alemanha: gestão de recursos, energia e mobilidade” e foi organizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão).  O evento faz parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

 

SXC
SXC