Ecogerma acontece nesta semana

A edição de 2013 do Congresso Ecogerma, uma das principias conferências de sustentabilidade do País, acontece nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), no Club Transatlântico, em São Paulo.

Organizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão) e alinhado com a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, a 5ª edição do congresso terá como tema “Experiências Brasil-Alemanha: gestão de recursos, energia e mobilidade”.

“Vamos abordar questões de grande atualidade para o Brasil. Dentro do tema da mobilidade, por exemplo, discutiremos os veículos elétricos. O Japão e a Coreia do Sul são, hoje, os maiores produtores dessa tecnologia, mas a Alemanha vem avançando e tem o objetivo de se tornar uma líder no mercado da mobilidade elétrica. No último dia 27 de maio, a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que ela quer que 1 milhão de veículos elétricos estejam circulando pelas ruas do país até o ano 2020”, destaca Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da AHK.

O diretor lembra que a gestão de resíduos, outro tema que será tratado no congresso, é, no momento, de extrema importância para o Brasil, visto que termina no ano que vem o prazo para que os municípios eliminem os lixões, uma das principais determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Já o tema energia, segundo Ricardo Rose, sempre está na pauta brasileira: “Quer queiramos ou não, estamos numa crise energética no Brasil, porque nosso modelo baseado na hidroeletricidade está com problemas, na medida em que quase 25% da energia que geramos hoje provem das termelétricas. Assim, no Brasil as questões da energia, da eficiência energética e das energias renováveis sempre são importantes”.

Programação

Pesquisadores, especialistas, representantes de pequenas, médias e grandes empresas brasileiras e alemãs ministrarão diversas palestras estruturadas em painéis sobre energia, mobilidade e gestão de resíduos.

No tema energia, por exemplo, destacam-se as palestras “Incentivo à microgeração: o Fundo Solar”, de Peter Krenz, do GIZ/Ideal, e “Energias renováveis podem suprir eletricidade durante 99,9% do tempo”, de Goetz Schuchart, co-fundador da Fundação DESERTEC (que trabalha com geração de energia solar em desertos). No painel de resíduos, a coordenadora do Projeto Green Rio 2014 da Fundação Konrad Adenauer, Kathrin Zeller, falará sobre a experiência alemã na gestão de resíduos em grandes eventos.

No painel sobre mobilidade, por sua vez, destaca-se a palestra do diretor do centro de competência de NRW para Eletromobilidade, Infraestrutura e redes na Universidade Técnica de Dortmund, Jan Fritz Ettberg, que debaterá o carro elétrico na Alemanha. Além disso, grandes empresas alemãs no Brasil apresentarão cases na área da sustentabilidade.

As inscrições para o Congresso Ecogerma são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.ecogerma.com/, no qual também pode ser consultada a programação completa.

Histórico

Em sua primeira edição, em 2009, o evento contou com o apoio de seis ministérios alemães e várias empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha, tendo recebido mais de 35 mil visitantes na feira de tecnologia e no congresso técnico. Em 2010 e 2011, o Ecogerma abordou respectivamente os temas infraestrutura e megacidades, e no ano passado, os vários aspectos da Economia Verde.

AHK-SP
AHK-SP