Diversidade contribui para o sucesso das empresas

Diversidade
CEOs de importantes empresas colocaram em cena, durante debate organizado pela AHK São Paulo e a Fundação Espaço ECO®, os principais impulsos e estratégias da política da diversidade para o progresso das corporações

No Brasil, a temática diversidade ocupa cada vez mais a agenda estratégica das grandes empresas. Apesar disso, ainda há a necessidade de que esse movimento faça parte ativa do dia a dia de tantas outras corporações e, para isso, a participação direta das lideranças é imprescindível.

Além de ser uma questão ética e de respeito, a diversidade impulsiona e potencializa os negócios, sendo considerada um conceito chave para o crescimento das empresas. Visando atender à crescente demanda em relação à implementação de ações de diversidade no ambiente de trabalho, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®), organização instituída pela BASF, realizou no último dia (4) o lançamento de uma iniciativa por meio de ciclos de palestras. O objetivo é discutir os diversos aspectos da diversidade.

O primeiro workshop dessa parceria, que aconteceu por ocasião desse lançamento nas dependências da AHK São Paulo, teve como tema central “Diversidade como Estratégia para os Negócios”, painel que contou com a presença de presidentes de importantes empresas como Ralph Schweens, presidente da BASF e vice-presidente da AHK São Paulo; Theo van der Loo, presidente da Bayer e membro da diretoria da AHK São Paulo, além da participação de Wolf Dio, diretor da GIZ no Brasil (Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, em português).  Durante a oportunidade, os painelistas colocaram suas vivências pessoais e culturais, além de experiências profissionais, mediados por Guilherme Bara, gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO®.

A importância de as lideranças nas organizações assumirem um papel ativo no quesito diversidade foi colocado em pauta como um fator chave para o sucesso do tema nos negócios. “As lideranças dentro das empresas precisam ser os agentes da diversidade, impulsionando e encorajando os outros segmentos e pessoas da empresa para que se crie e desencadeie uma política de inclusão e diversidade”, explica Ralph Schweens. Nesse sentido Theo van der Loo acrescentou; “Se o CEO não se envolver pessoalmente na temática diversidade em sua empresa, a iniciativa não vai avançar. A questão não pode ficar só no checklist. Acredito que a diversidade está relacionada à justiça e é um assunto que ativa o coração. Por isso, precisamos prosseguir com esse movimento”.

No que se diz respeito a novos projetos de inclusão e diversidade, Wolf Dio, diretor da GIZ no Brasil, comentou que todos os projetos que recebem nesse sentido são analisados por equipes multidisciplinares para que a análise seja vista em sua totalidade, inclusive por um agente na questão. “Procuramos analisar os projetos em todos os seus ângulos, respeitando suas particularidades em prol da diversidade”, comenta Dio.

Para finalizar o painel, Guilherme Bara explicou que a diversidade consiste em um grande desafio, porém já mobilizou muitas empresas. “Se bem gerenciada, a diversidade em todas as suas formas e categorias como religião, deficiência, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, aparência física e gerações, só têm a enriquecer as corporações.”.

Guilherme Bara também foi responsável pela apresentação da palestra “Cenários e Desafios para Construir um Ambiente Corporativo Inclusivo”. Para Bara, falar de diversidade é falar de pessoas e esse comprometimento das empresas é fundamental para que a cultura da diversidade e da inclusão sejam implementadas e colocados em prática. Bara complementa: “O nosso objetivo é contribuir para que as empresas consigam implementar a cultura da diversidade. De uma forma geral, a implementação de um ambiente inclusivo contribui não apenas para superar desafios, mas proporciona diversos benefícios como retenção de talentos, equipes mais criativas e inovadoras e uma eficiente conexão com o mercado.”.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um case de sucesso nesse âmbito, que foi exposto por Laura Pires, diretora corporativa de Sustentabilidade do GPA.  Ela colocou em pauta a experiência e expertise da política de diversidade do grupo na França, que já trabalha nessa temática desde 1993.  Em 2015, o grupo no Brasil publicou uma carta de compromisso de diversidade com ações que já estão sendo colocadas em prática e devem ser finalizadas até 2020. “Nós acreditamos na diversidade, pois as diferenças criam valores. Buscamos no respeito às particularidades o impulso para nossa política de inclusão e diversidade.”, explica Laura.

O lançamento da iniciativa ficou a cargo de Thomas Timm, vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, e Rodolfo Viana, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®. Para Thomas Timm, o tema diversidade é de amplo interesse e chegou o momento de participar desse movimento tão importante. “O início dessa parceria já traz uma visão de um mundo mais justo e inclusivo. Estou contente com a quantidade de participantes nesse evento, pois isso mostra a importância do tema e a necessidade de continuarmos com essa ação!”, complementa. Rodolfo Viana acrescenta: “A nossa ideia é trazer o tema ao debate para sermos agentes desse movimento tão importante, contribuindo com as empresas, seus gestores e a sociedade em geral. A diversidade nesse contexto reforça a importância do pilar social para o desenvolvimento sustentável”.

Com proposta da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Fundação Espaço ECO® (FEE®), ainda este ano acontecerão pelo menos três eventos como parte desse ciclo de palestras. Os temas serão extraídos das sugestões colocadas pelos participantes deste primeiro evento.  As próximas agendas serão divulgadas em breve no site da Câmara Brasil-Alemanha: www.ahkbrasil.com

Para conferir as entrevistas dos palestrantes e painelistas sobre o tema, acesse: http://bit.ly/2piFtIn

Divulgação: AHK São Paulo