DIHK divulga resultados de pesquisa mundial sobre a Conjuntura Econômica e impactos do coronavírus

Foto: Divulgação DIHK

Para entender e interpretar as perspectivas mundiais e os desafios das empresas alemãs, a rede mundial das Câmaras Alemãs lançou uma nova edição de sua já tradicional pesquisa AHK World Business Outlook.

Lançada em 2015, a iniciativa acontece duas vezes ao ano e tem como objetivo levantar opiniões sobre a conjuntura econômica mundial.

Esta edição incluiu também perguntas sobre os reflexos do coronavírus na economia mundial para tentar traçar uma perspectiva sobre o desenvolvimento dos negócios nos próximos 12 meses.

Entre os participantes da pesquisa no Brasil, 46,1% são da área de indústria e construção, 46% são do setor de serviços e 7,9% da área de negócios.

Cerca de 28,6% dos respondentes avaliaram a situação atual dos negócios de sua empresa como bom e 50,5% como satisfatório. Contudo, o levantamento também revelou pessimismo em relação ao próximo ano. Questionados sobre a perspectiva de desenvolvimento de negócios nos próximos 12 meses, 52,7% dos respondentes se mostraram negativos sobre os próximos 12 meses. A médio prazo, a perspectiva de desenvolvimento econômico foi avaliada pela maioria como negativa (72,5%).

Quanto ao número de funcionários, a maioria (57,1%) afirmou que o número deve se manter constante nos próximos 12 meses, sem cortes, frente a 35,2% que afirmaram que as equipes devem sofrer reduções e 7,7% que revelaram que o quadro de funcionários deve ser ampliado.
Entre os maiores riscos para o desenvolvimento econômico da empresa no próximo ano, os tópicos mais citados foram a demanda (72,2%), enquadramento da política econômica (48,9%), taxa de câmbio (37,8%) e financiamentos (32,2%).

Levando em conta o cenário internacional de combate ao coronavírus, a pesquisa incluiu ainda questões relacionadas às perspectivas de negócios após o fim da pandemia. Questionados sobre os reflexos da pandemia do coronavírus em seu faturamento, 33,7% indicaram uma possível diminuição entre 10% e 25% e 25,8% indicaram uma possível diminuição entre 25% e 50%.

Entre os principais efeitos esperados ou já evidenciados com a pandemia, foram listados cancelamento ou adiamento de investimentos (61,4%), problemas na cadeia de suprimentos ou logística (42%), diminuição da demanda por produtos e serviços (59,1%) e restrições de viagem (59,1%).

Sobre a iniciativa AHK World Business Outlook

O relatório é baseado em uma pesquisa regularmente promovida pela DIHK – Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria entre as empresas associadas às Câmaras de Comércio Alemãs no Exterior (AHKs).

O levantamento referente ao primeiro semestre de 2020 contou com o feedback de mais de 4.000 empresas alemãs, filiais e sucursais em todo o mundo. Destas, 38% das empresas vêm do setor da indústria e da construção civil, 41% do setor de serviços e outros 21% são empresas comerciais. Empresas de menor porte, com menos de 100 funcionários, correspondem a 52% das respostas.

Clique aqui para acessar o relatório em inglês

Clique aqui para acessar o relatório em alemão