Dia da Engenharia Alemã discute Energia 2030


Em sua 6ª Edição, sob o tema “Energia 2030: Tendências e Tecnologias do Amanhã”, o Dia da Engenharia Alemã, que aconteceu nesta quinta-feira (16) em São Paulo, apresentou as tendências no setor energético que guiarão o planeta nos próximos anos. O evento é realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha.


Na parte da manhã alunos do ensino médio do Colégio Benjamin Constant, Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle e Centro de Treinamento Senai – Araras – Educação e Tecnologia, além de estudantes de Engenharia de Produção da FACIC (Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro) visitaram os estandes de ZF, Andritz, Bosch, Deutsche Messe, Huesker, Hydac, Lanxess, Mackenzie, Mercedes-Benz, PricewaterhouseCoopers, Siemens, Stihl e Voith e puderam conhecer as necessidades e oportunidades de trabalho na área de Engenharia.


“Essa é uma excelente oportunidade de divulgação da nossa marca e da nossa empresa para esse público que, no futuro, pode tornar-se nossos parceiros. Notamos também uma grande falta de profissionais qualificados para o nosso negócio, principalmente engenheiros mecânicos especializados em óleo e hidráulica, e muitas vezes precisamos trazer pessoas de fora”, exemplifica Pedro Barja Mourão, da Hydac.


Os estudantes também consideraram a oportunidade única. “Conhecimento é o principal que viemos buscar nesse evento. Fiquei sabendo que tecnologias muito interessantes, além de possibilidades de trabalho. Pretendo cursar Engenharia Civil e fazer estágio na Alemanha e aqui pude saber o que as empresas buscam”, comenta Priscila Alves, aluna do curso técnico em Mecânica de Precisão da Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle.


Durante a abertura oficial do evento Christian Müller, Presidente da VDI-Brasil, destacou a importância da discussão da questão energética, destacando que no Brasil está Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo (empatada com a Usina de Três Gargantas, na China) com mais de 3 mil funcionários. “Já temos mais de 1800 usinas termelétricas ligadas no país. Segundo a consultoria Roland Berger, teremos que aumentar em cerca de um terço a geração de energia, já que o consumo está aumentando”, enumera.


Também participaram da abertura Saulo Krichana Rodrigues, Diretor Geral do Instituto de Inovação e Tecnologia (ISITEC); Thomas Schmall, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha em São Paulo e Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e Dirk Brengelmann, Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil.


O evento contou ainda com a participação de renomados palestrantes que apresentaram, entre outros, os seguintes temas: “Diversas facetas da Itaipu” (Jorge Samek, Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional), “Da Alemanha para o Brasil” (Roel van der Stok, Diretor Executivo de Operações da Concessionária E.ON).


Na mesa redonda, foram discutidas as “Perspectivas Energéticas para o Brasil”. Dela participaram importantes nomes: Ralph Lima Terra, Vice-presidente Executivo da ABDIB (mediador); Hélio Viana Pereira, Diretor Vice-presidente de Operações da CPFL Energia; Paulo Ricardo Stark, Presidente e CEO da Siemens Ltda.; Othon Luiz Pinheiro da Silva, Presidente da Eletrobras Eletronuclear; José da Costa Carvalho Neto, Presidente da Eletrobras, e Edwaldo Tivelli Tamberg, Diretor de Energia da Odebrecht Infraestrutura.

 

Felipe Mairowski / VDI-Brasil
Felipe Mairowski / VDI-Brasil