Delegação de biogás fecha novas parcerias e projetos

dia 3..A viagem à Alemanha, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha contou com o apoio da Iniciativa de Exportação do Ministério Federal de Economia e Energia alemão (BMWi). A missão ofereceu novas oportunidades aos membros da delegação no segmento de biogás, que puderam vivenciar in loco exemplos bem sucedidos de usinas geradoras de biogás e suas tecnologias – como fontes alternativas de energia e ferramentas para a indústrias, os pecuaristas e agricultores interessados em baixar os custos fixos de suas plantas. Partindo dessa premissa, o projeto proporcionou uma série de visitas técnicas, palestras e momentos destinados ao networking em que empresas brasileiras puderam conversar com especialistas alemães da área, trocar conhecimentos e contatar parceiros alemães em potencial.

Um ponto forte destacado pelos 25 brasileiros que integraram a delegação foi a composição do próprio grupo inscrito na missão. Estiveram presentes: pecuaristas e agricultores interessados em aproveitar os subprodutos de suas atividades para geração de biogás; representantes de indústrias como a alimentícia, a de saneamento, a de energia e a de máquinas e equipamentos; instituições públicas, associações e universidades; distribuidores de máquinas e equipamentos; consultorias e outras empresas especializadas. São eles: Methanum Engenharia Ambiental; TECC Representação, Comércio e Locação de Equipamentos; Leão Energia Indústria de Geradores; PWS Representação Comercial; Efficientia; ACESA Bioenergia; Instalo Engenharia e Construções; Sanergya; Prefeitura Municipal de Taubaté; Beifiur; Siemens; PR Netto Indústria e Comércio de Alimentos; ENER Tratamento de Gases e Equipamentos; Biótico Consultoria Ambiental; Fornari Indústria; BKR Ambiental Participações; Associação Catarinense de Criadores de Suínos; Aviserra Soluções Ambientais e a Universidade Federal de Santa Catarina.

2 dia FOTONo primeiro dia de viagem, um evento de abertura foi realizado na capital alemã, onde os membros da delegação brasileira se apresentaram e expuseram seus interesses no setor, conseguindo por meio desta apresentação, dar início às negociações com as empresas alemãs presentes no evento, as quais também tiveram espaço para apresentar seus projetos e tecnologias. Atendendo ao propósito inicial da missão, de incentivar o intercâmbio bilateral econômico e tecnológico entre os países, as empresas alemãs que se apresentaram neste evento de abertura foram: AHT Syngas Technology; Bekon GmbH; MTM Anlagenbau GmbH; PlanET Biogas Global GmbH; Com4europe; Continental Industrie GmbH; WWZ Brasilien Deutschland e.V.; ARCUS Technologie GmbH & Co. KG.

As visitas técnicas que aconteceram ao longo da missão deram ênfase ao processo tecnológico e biológico de conversão da biomassa em biogás, na estrutura comercial e logística destinada à coleta e compra de biomassa, assim como a venda de seu produto final: o biogás. Durante as visitas, acontecerem trocas de conhecimentos e experiências. A delegação visitou a usina de biogás da Berliner Stadtreinigung (BSR), a produtora de batata Friweika eG, a usina de biogás pertencente a KTG Agrar, a vila de bioenergia da cidade de Bollewick, a usina termelétrica EEW, a planta Biomethangas Torgelow, e, por último, a empresa TW Biogas. “O meu objetivo como empresária foi buscar parcerias com empresas que nos dessem segurança na questão de usinas de biogás (…) estou saindo com muita satisfação, muito feliz por fazer uma parceria com uma empresa alemã”, conta Luciane Fornari, diretora da Fornari Indústria. A parceria foi fechada com a empresa alemã PlanET Biogas, que palestrou no evento de abertura e possui mais de 420 plantas de biogás instaladas no mundo, inclusive em países de clima tropical.

Espera-se, ao final da missão empresarial, o desenvolvimento de novos projetos no Brasil, a partir de parcerias entre empresas brasileiras e alemãs, bem como o fortalecimento deste grupo de empresários e pesquisadores integrantes da ação.

Foto: Divulgação AHK-SP