Delegação brasileira visita feira internacional de sustentabilidade

ReduzidaEntre os dias 14 e 18 de maio, a delegação brasileira realizada pela Câmara Brasil-Alemanha foi para Munique conferir as novidades trazidas na feira IFAT, líder nos setores de gestão da água, resíduos, lixo e esgoto. A participação na feira, assim como as visitas técnicas pela região tinham como premissas a ampliação do networking dos membros e o contato com tecnologias, projetos e estratégias até então desconhecidas.

Durante a viagem, o grupo pôde conhecer além da feira, empresas e instituições adeptas de tecnologias sustentáveis em sua produção e operação – como a Umweltcluster Bayern, cluster de tecnologias para o meio ambiente da Baviera; VKU – German Association of Public Utilities, associação alemã de serviços públicos; AWM München, instalação municipal destinada à coleta de lixo em residências na cidade de Munique; eds-r, empresa responsável pela reciclagem de lâmpadas tanto domiciliares quanto industriais; AZV Klärwerke, estação de tratamento de água residual; Eggertshof, empresa geradora de energia a partir do biogás.

Dentre os conteúdos apresentados pelos experts alemães da área destacam-se o sistema de coleta de lixo na Alemanha, o processo de licitação e contratação, a operação, o modelo de cobrança, as tecnologias usadas, as instalações de queima de rejeitos bem como os processos químicos e mecânicos envolvendo o tratamento hídrico e sistemas de reciclagem e reaproveitamento.

“É sempre muito válida a troca de experiência entre Brasil e Alemanha no sentido de buscar as novidades que estão sendo aplicadas no mercado alemão e levar para o Brasil”, comenta André Vianna, diretor da São Luís Engenharia Ambiental.

O interesse dos membros da delegação quanto às possíveis aplicações de sistemas e tecnologias alemãs no Brasil foi sempre trazido em meio às conversas e visitas. Quanto à feira IFAT, Gustavo Gladzik, analista de meio ambiente da Stihl Ferramentas diz ser o local ideal para um primeiro contato e análise de tendências tecnológicas do setor, pensando já em aplicações no Brasil. Gladzik também expôs sua vontade em contatar fornecedores de equipamentos, que conheceu na Alemanha, para futuros negócios.

redimensionado 1Com relação às visitas feitas durante a missão empresarial, Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da cidade de São Luís, diz ter compreendido melhor, ao final da missão empresarial, o sistema de limpeza urbana alemão e suas tecnologias. “Precisamos aprender como adaptar esses mecanismos para a nossa realidade”. Eloar Dannebrock, diretor da Recilux, comenta ter suas expectativas aumentadas com relação aos processos apresentados e ao tratamento de resíduos sólidos, satisfazendo seu objetivo inicial de conhecer sistemas alemães passíveis de aplicação no Brasil. “Com certeza daremos continuidade ao contato que iniciamos com as empresas alemãs”.

Espera-se que os conhecimentos obtidos por meio da missão sejam analisados e adequados para o cenário brasileiro, sendo o objetivo principal a preservação a longo prazo das matérias-primas e do meio ambiente.

Fotos: Divulgação AHK São Paulo