Colônia e Rio de Janeiro selam parceria


No âmbito do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no Rio de Janeiro, o prefeito de Colônia, Jürgen Roters, firmou, nesta segunda-feira (19), um acordo de parceria com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Colônia é primeira metrópole alemã a selar uma pareceria com a cidade maravilhosa – "um momento histórico", segundo Roters, que viajou ao Brasil juntamente com uma  delegação formada por representantes da indústria, do governo e de sindicatos.



O objetivo da parceria é expandir os contatos econômicos. "As duas cidades oferecem ótimas condições econômicas para investimentos mútuos, mas também podem aproveitar o intercâmbio na cultura e educação", declarou o prefeito alemão.



Algumas grandes empresas brasileiras, como a Tramontina e a WEG, já estão instaladas em Colônia que, segundo Roters, é uma região interessante para todas as companhias, pois está localizada no coração da Europa e tem uma excelente infraestrutura. Em um raio de 500 quilômetros, vivem cerca de 180 milhões de europeus e cerca de 30% a 40% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia são obtidos naquela região.



Com as experiências acumuladas durante a Copa do Mundo 2006, Colônia pode também oferecer conhecimentos para o Rio de Janeiro, especialmente na área de segurança.



Koelnmesse 



Assim como a cidade de Colônia, a Koelnmesse (Feira de Colônia) também se mostrou interessada em estreitar suas relações com o Brasil. "Mais de 200 expositores brasileiros, assim como 2.500 visitantes do Brasil, participam periodicamente dos eventos em Colônia", afirmou Gerald Böse, presidente da entidade e integrante da delegação alemã que acompanha o prefeito daquela cidade.



Os primeiros passos para uma cooperação mais acentuada já foram acertados: o Brasil deve ser o país parceiro da Anuga 2013, feira internacional de alimentação, bem como da Feira Internacional de Espaço Livre e Instalações de Esporte e de Balneários (Internationale Fachmesse für Freiraum, Sport- und Bäderanlagen), programada para o final de outubro, em Colônia.



Segundo a própria entidade, a Koelnmesse é o principal local para exposições de 25 setores e considerada a quinta maior feira do mundo. Ela abriga 80 feiras especializadas e sua área de exposição tem 284 mil m², além dos 100 mil m² de área externa. A Feira de Colônia representa um acesso importante aos mercados europeus e internacionais para as empresas brasileiras e, em São Paulo, também já possui uma filial.



Ainda durante o encontro, o prefeito Eduardo Paes demonstrou grande interesse pela primeira edição da Urbantec, feira sobre urbanização e meio ambiente, sustentabilidade e tecnologias para cidades melhores. Ele anunciou que viajará para Colônia entre os dias 24 e 26 de outubro 2011 para participar deste evento. “O tema é de grande importância para as regiões brasileiras com aglomeração, principalmente para mega-cidades como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse.