Christian Wulff defende acordo entre UE e Mercosul

Christian Wulff defendeu o comércio livre entre o Mercosul e a União Europeia (UE) em sua passagem por São Paulo, em uma reunião-almoço com empresários promovida pela Câmara Brasil-Alemanha, nesta sexta-feira (6). O presidente da Alemanha afirmou que acredita na possibilidade de um acordo entre os blocos, referindo-se às negociações para a criação de um tratado de livre comércio.


Para Wulff, ambos os países compartilham ideias semelhantes sobre a necessidade de “um comércio livre, com regras”. “A história mostra que os países protecionistas são os maiores prejudicados com essa política”, disse.


As mudanças do mercado global de commodities e a crescente demanda por matérias-primas também colocam o Brasil e a Alemanha em uma posição estratégica, afirmou o presidente.


“As riquezas brasileiras colocam o País em uma posição privilegiada na economia mundial. As recentes descobertas de petróleo no Rio de Janeiro e as grandes reservas minerais demonstram essa importância. A Alemanha ainda é dependente das importações desses recursos, mas tem um grande potencial como cliente e fornecedor de tecnologia para apoiar a exploração e a produção brasileira”, declarou.


Parcerias


O presidente Christian Wulff também encorajou os empresários alemães a manter o diálogo para garantir a participação no projeto do trem-bala, que fará a ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. “Não podemos perder oportunidades”.


O Ano da Alemanha no Brasil, programado para 2013, será uma das grandes oportunidades de “criar novas pontes de cooperação entre os países”, segundo Wulff. Ele conversou sobre o evento com Dilma Rousseff, em seu encontro com a presidente em Brasília, na última quinta-feira (5), e disse que a iniciativa foi recebida com entusiasmo pelo governo brasileiro.

AHK/Imagem Corporativa
AHK/Imagem Corporativa