Centro de Mineração Alemão promove rede de contatos

Momento oficial da inauguração do  Centro Competência de Mineração e Recursos Minerais na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo em setembro de 2015. Da esq./dir: Mathias Machnig, vice-ministro do BMWi; Alessandro Colucci, coordenador do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais, e Dr. Reinhold Festge, presidente da VDMA.
Momento oficial da inauguração do Centro Competência de Mineração e Recursos Minerais na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo em setembro de 2015. Da esq./dir: Matthias Machnig, vice-ministro do BMWi; Alessandro Colucci, coordenador do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais, e Dr. Reinhold Festge, presidente da VDMA.

O setor de Mineração e Recursos Minerais representa um grande potencial para a indústria mundial. Sabendo disso, a Alemanha, país industrializado e de alta tecnologia, que depende da importação de matérias-primas energéticas e minerais, desenvolve uma rede mundial nesse setor por meio do German Mining Network. Um dos objetivos dessa rede é agregar mais valor e conhecimento, alinhados a conceitos sustentáveis, para garantir um trabalho focado, produtivo e sem impactos ambientais. Além disso, atua como uma plataforma de mediação entre os interessados da área, especialistas e produtores do setor com as empresas alemãs a fim de alinharem parceiros e projetos.

Neste sentido, o governo federal alemão aprovou, no ano de 2010, sua estratégia para a área com o objetivo de mostrar uma política e um suprimento de matérias-primas que sejam sustentáveis e competitivos em nível internacional.

Em 2014, depois que a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) elaborou um estudo abrangente sobre o setor de Mineração e de Recursos Minerais, a instituição recebeu, em setembro de 2015, do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi) a autorização para montar o “Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais” no Brasil. Ele foi oficialmente inaugurado em 19 de setembro de 2015 pelo vice-ministro do BMWi Matthias Machnig. O Centro de Competência faz parte de uma rede mundial. Além do Brasil, existem centros especializados de competência em mineração e recursos minerais também na Austrália, no Chile, no Canadá, no Peru e na África do Sul. 

No Brasil, o Centro de Competência é coordenado por Alessandro Colucci, especialista em Mineração e Recursos Minerais, que durante 12 anos atuou como assessor nas associações profissionais Mining (que antes se chamava Máquinas para Mineração) bem como Máquinas para Construção Civil e Materiais de Construção da Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos (VDMA) e foi responsável, entre outros, pelos mercados na América Latina.

Os objetivos do Centro foram pauta de uma entrevista da revista “markets international” do GTAI (German Trade and Invest). Os entrevistados foram Alessandro Colucci, coordenador do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, e Aarti Soerensen, gerente de projeto do Centro Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Canadá-Alemanha.

Na entrevista, os dois especialistas comentam a importância de se ter essa rede mundial de parceiros, servindo de plataforma para informações como potenciais de mercado, novas tecnologias, tendências etc.  Além disso, esses centros de competência subsidiam empresas parceiras com trocas de informações, seminários, delegações internacionais etc.  

Veja a entrevista na íntegra, clicando aqui!

Foto: Arquivo AHK São Paulo