Centro de Competência de Formação Profissional

A Câmara Brasil-Alemanha inaugurou, nesta sexta-feira (21), seu Centro de Competência de Formação Profissional, com a presença de Stephan Weil, governador da Baixa Saxônia e presidente do Conselho Federal da Alemanha, e de uma delegação política e empresarial do estado alemão.

O Centro de Competência de Formação Profissional tem como objetivo geral fomentar no Brasil o modelo alemão de formação dual, em que o aluno do ensino técnico realiza parte de sua formação em sala de aula e parte em uma empresa, aliando, portanto, a teoria à prática.

“A formação profissional é uma questão muito importante para o desenvolvimento do Brasil. Quase todas as nossas empresas associadas têm uma grande necessidade de mão de obra qualificada, e trazem a demanda por apoio à formação continuada para a Câmara com frequência cada vez maior”, afirmou o presidente da AHK-SP, Thomas Schmall.

Stephan Weil parabenizou a Câmara pela criação do Centro, destacando o papel do modelo dual de educação: “A educação dual é um pressuposto para o sucesso não só do desenvolvimento econômico, mas também da estabilidade social”.

Por sua vez, o presidente da Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA) e da Lateinamerika-Initiative der Deutsche Wirtschaft (LAI), Reinhold Festge, ressaltou a importância do Centro para o chamado Mittelstand: “Para as empresas médias, em geral, é difícil conseguir investir em formação profissional, por isso fico feliz com a inauguração dessa iniciativa”.

Estiveram também presentes à cerimônia Boris Pistorius, ministro do Interior e do Esporte da Baixa Saxônia; Gerd Schmitt e Michael Rüter, ambos secretários estaduais da Baixa Saxônia; Friedrich Däuble, cônsul geral da Alemanha em São Paulo; Gert Stuke, presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Baixa Saxônia; Michael Macht, membro do Board do Grupo Volkswagen responsável por Produção e pela região América do Sul; e Uwe Fritsch, membro do Comitê Mundial de Trabalhadores da Volkswagen; além de parceiros do Centro e convidados.

Os projetos

Conheça um pouco mais sobre os projetos que estão no âmbito do Centro de Competência de Formação Profissional:

IFPA: existente desde 1982, o Instituto de Formação Profissional Administrativa (IFPA) do Colégio Humboldt forma, com a parceria da AHK-SP, de 100 a 120 estudantes por ano em um curso de formação dual na área comercial. Além das aulas teóricas no colégio, os alunos têm a oportunidade de fazer a parte prática do curso em cerca de 50 empresas associadas à AHK-SP.

VETnet: com financiamento do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e coordenação da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), o projeto é desenvolvido em onze países com a participação das AHKs (Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs) locais. No Brasil, visa implementar o modelo de formação dual na área técnico-industrial. A meta é que, até o final de 2015, sejam selecionadas companhias alemãs parceiras para o desenvolvimento do projeto, sob a coordenação da AHK-SP.

Projeto Gol: através dele, o governo do estado alemão da Baviera pretende formar 400 jovens brasileiros de comunidades carentes por meio do sistema dual de ensino profissionalizante até 2018, com o apoio da AHK-SP.

MBA Dual em Finanças: desenvolvido pela AHK-SP em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD), o curso de pós-graduação na área de Finanças terá duração de 20 meses, aliando aulas teóricas nas áreas de finanças, contabilidade, fiscal e recursos humanos à prática em 15 empresas alemãs no Brasil.

Dualen Hochschule Baden-Württemberg (DHBW): através da parceria da Câmara Brasil-Alemanha com a Faculdade Impacta, as empresas associadas à AHK-SP podem oferecer aos seus colaboradores um curso de formação na área de Mecatrônica no modelo da Escola Superior Dual de Baden-Württemberg (DHBW). Há a possibilidade, inclusive, de parte do curso ser feita na DHBW, na Alemanha.

Centro de Formação em Mecatrônica da Volkswagen do Brasil: a Volkswagen do Brasil planeja expandir seu centro de formação com um curso em mecatrônica, com currículo baseado na profissão alemã de técnico em mecatrônica, que tem um escopo mais amplo que a brasileira. Os estudantes receberão dois certificados, um referente à formação de técnico em mecatrônica no modelo alemão, do DIHK/AHK, e outro no modelo brasileiro. O projeto conta com financiamento da Sociedade Alemã de Investimento e Desenvolvimento (DEG).

Curso de Pós-Graduação Avançado em Gestão de Energia: o curso foi instituído pela AHK-SP em conjunto com a Siemens e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2013. A base do curso são os conteúdos do Certificado de Formação de Gestor de Energia (IHK)/EUREM, e ele é apoiado pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha.

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP