Câmaras europeias discutem relações UE-Brasil

Representantes das câmaras de comércio europeias em atuação no Brasil se reuniram nesta quinta-feira (16), em São Paulo, para o lançamento da publicação Europa – O Maior Parceiro do Brasil: Investimentos, Comércio, Arbitragem, Contatos e Dados, anuário da Eurocâmaras que traça um diagnóstico atualizado do comércio entre o País e o bloco econômico europeu.


Durante o evento, a recém-nomeada embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias, falou sobre as perspectivas para as relações entre o País e o bloco, principal parceiro comercial brasileiro. Segundo a diplomata, as duas partes devem manter o diálogo no sentido de definir estratégias conjuntas para enfrentar desafios globais, como questões relacionadas à sustentabilidade, política monetária e governança global. “No mundo multipolar em que vivemos hoje, temos que estar conscientes de que somos atores globais e essa ação conjunta passa pela defesa daquilo que nós é comum”, afirmou.


O Brasil e a UE mantêm desde 2007 uma parceria estratégica que, conforme a embaixadora, deverá ser revista antes da próxima Reunião de Cúpula da Comunidade Europeia, programada para outubro, em Bruxelas, com a participação da presidente Dilma Rousseff. “Precisamos definir quais são as nossas prioridades para o futuro. É muito importante que tenhamos um diálogo entre todos os Estados-membros da União Europeia, mas também com o Brasil, com empresários e sociedade civil”, destacou.


O presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Weber Porto, ressaltou a importância da atuação conjunta das câmaras europeias no Brasil. “Para mim está claro que a Europa irá, cada vez mais, exercer um papel muito forte nas relações políticas e comerciais no mundo. (…) E temos que avaliar de que forma a Eurocâmaras, como bloco, pode ser melhor do que agindo isoladamente”, disse.

Carlo Ferreri/AHK
Carlo Ferreri/AHK