Câmara traz curso “Habilitando Líderes para Era da Digitalização”

shutterstock123Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2016, com 2.225 empresas e pela Siemens, em 2015, com 250 pessoas mostram que ainda existe uma falta de conhecimento sobre a Indústria 4.0 por parte do empresariado brasileiro. Em vista disso, a Câmara Brasil-Alemanha lança a iniciativa “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização”.

Em virtude do seu potencial, a iniciativa foi apresentada e discutida no Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2016, durante o Fórum de Inovação, e na Comissão Mista, com participação dos principais atores dos dois países (ex.: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério para Economia e Energia da Alemanha (BMWi), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), GIZ, Fraunhofer, Acatech etc.).

A iniciativa é composta, entre outras atividades, por uma imersão na Alemanha e um curso de curta duração de 32 horas em São Paulo. Ambas ações terão início na segunda quinzena de novembro e serão realizados em parceria com a ANPEI e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As atividades têm como público alvo empresários de pequenas e médias empresas (PMEs) e executivos de grandes empresas interessados em se preparar para a nova Era da Digitalização.

“O termo ‘Indústria 4.0’ tem origem alemã. Portanto, como Câmara Brasil-Alemanha, sabemos da importância do tema não só para grandes empresas, mas também para pequenas e médias. Por meio dessa iniciativa, oferecemos aos interessados a oportunidade de aprender mais sobre a Indústria 4.0 e de entender como a 4ª Revolução Industrial pode e irá impactar os respectivos negócios. Trata-se de uma ótima oportunidade para lideranças empresariais, acadêmicas e governamentais terem acesso à expertise e a casos reais do país líder no assunto”, comenta Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Para que a iniciativa seja possível, será utilizada a expertise (operacional e técnica) já existente de diversos atores brasileiros e alemães e a tradição de cooperação entre os dois países.

O curso citado, que acontece  entre os dias 23 e 24 de novembro e 7 e 8 de dezembro,  tem como finalidade apresentar os principais conceitos da Indústria 4.0 e apoiar os participantes a desenvolverem um plano de ação para suas empresas e é direcionado para empresários de PMEs e executivos de grandes empresas. Embora a maioria dos assuntos abordados no curso sejam quase inéditos, todos os consultores são especialistas em suas áreas e com vasta experiência prática. Todas as aulas, além de terem a presença de consultores, contam também com apresentações de empresas a fim de aproximar os participantes da realidade do mercado.

Além do curso, realizado entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro deste ano, acontecerá também uma imersão na Alemanha focada em Indústria 4.0.

Já a imersão tem o objetivo apresentar o conhecimento e casos de empresas, instituições de pesquisa e do governo alemão sobre Inovação e Indústria 4.0, além de promover a cooperação entre os dois países. Uma imersão similar já foi realizada no passado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Serviços:

Curso “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização”

Quando: 23 e 24 de novembro e 7 e 8 de dezembro

Para saber mais e se inscrever, acesse: http://bit.ly/2yIyvRg.  

Imersão na Alemanha “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização”

Quando:  27 de novembro a 1 de dezembro

Para saber mais e se inscrever, acesse: http://bit.ly/2y0ryho.

Foto: Shutterstock